Select Page

5 curiosidades sobre o início das operações espaciais da NASA

Na vasta extensão do cosmos, onde as estrelas cintilam como sonhos longínquos e os planetas escondem os seus segredos, habitava um mundo por descobrir. Com o objetivo de explorar este novo mundo, nasceu há 65 anos a National Aeronautics and Space Administration, mais conhecida por NASA. Descobre neste artigo algumas curiosidades fascinantes sobre os primórdios da exploração espacial.

A NASA foi criada em 1958, na sequência do lançamento do Sputnik 1 pelos soviéticos, com o objetivo de estabelecer a liderança americana no espaço. O Presidente Dwight D. Eisenhower assinou a Lei Nacional da Aeronáutica e do Espaço (National Aeronautics and Space Act), criando a NASA como uma agência civil devido às limitadas capacidades espaciais dos militares. Assim começou uma era notável de exploração espacial.

No entanto, foi preciso esperar até ao dia 1 de outubro de 1958 para que os Estados Unidos dessem início às operações desta agência dedicada a desvendar os mistérios do espaço. No mês em que se celebra o 65º aniversário deste marco histórico, relembramos alguns detalhes curiosos sobre o começo desta viagem.

O início das operações espaciais

Os primeiros anos da NASA foram marcados pelas operações espaciais Mercury, Gemini e Apollo, que tinham como objetivo enviar seres humanos para o espaço e, por fim, para a Lua. O programa Mercury, com início em 1959, viu os primeiros astronautas americanos, os “Mercury Seven”, aventurarem-se no cosmos em pequenas naves espaciais. Seguiu-se o programa Gemini, que serviu de trampolim para o Apollo, permitindo aos astronautas praticar manobras cruciais na órbita da Terra.

A Apollo, sem dúvida a missão mais emblemática da NASA, atingiu a sua maior glória quando, a 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros humanos a pisar a superfície lunar durante a missão Apollo 11. Este feito histórico marcou um salto gigante para a humanidade e solidificou o lugar da NASA como líder na exploração espacial.

Curiosidades ao longo dos anos

Na história da exploração espacial, os esforços da NASA deixaram-nos muitas vezes fascinados com os seus feitos notáveis, inúmeras tecnologias que permitiram conhecer melhor a nossa galáxia, e muitas outras ferramentas que se tornaram parte do nosso quotidiano. Estas são apenas algumas das curiosidades mais intrigantes sobre a NASA:

  1. Lançamento de um Golden Record que continha sons e imagens da Terra.
    O programa Voyager foi um programa científico americano que enviou, no final da década de 1970, duas sondas interestelares robóticas, a Voyager 1 e a Voyager 2. Fornecendo um retrato da cultura e da vida do nosso planeta para quaisquer civilizações que as pudessem encontrar.
  2. Rovers em Marte que nos mostraram as maravilhas deste planeta.
    Os rovers da NASA em Marte, como o Curiosity e o Perseverance, fizeram descobertas incríveis, incluindo provas de água no passado, o potencial de vida antiga e até mesmo a ingenuidade de pilotar um helicóptero na sua fina atmosfera.
  3. O objeto mais distante da Terra
    A Voyager 1, lançada em 1977, é o objeto, contruído pelo homem, mais distante da Terra, continuando a enviar dados do espaço interestelar, sempre com a esperança de estabelecer contacto com outros seres inteligentes.
  4. Câmaras dos telemóveis
    Sabias que quando tiramos uma fotografia com uma câmara DSLR ou um telemóvel, estamos a utilizar tecnologia da NASA? O sensor de pixéis ativos CMOS na maioria dos dispositivos de captação de imagens digitais foi inventado quando a NASA precisou de miniaturizar câmaras para missões interplanetárias.
  5. Invenção da fórmula de leite materno
    Enquanto desenvolviam o suporte de vida para as missões a Marte, os investigadores financiados pela NASA descobriram uma fonte natural de um ácido gordo ómega-3, importante para o desenvolvimento infantil, que anteriormente apenas se encontrava sobretudo no leite materno. Desde então, o ingrediente foi adicionado a mais de 90% das fórmulas infantis disponíveis no mercado.

O percurso histórico da NASA é um testemunho da curiosidade humana, do engenho e da busca incessante do conhecimento. Desde a corrida espacial até à exploração atual de Marte, a NASA continua a ultrapassar os limites da exploração espacial. Ao olharmos para trás, para a sua rica história, podemos apenas imaginar os mistérios do cosmos que a NASA irá desvendar nos próximos anos, inspirando gerações a alcançar as estrelas.

Não percas!

Se queres aprofundar mais acerca do espaço, junta-te a nós no grande evento do mês de outubro Homo Curiosus, no dia 21 no Pavilhão do Conhecimento. Explora também outros temas no nosso blogue, e passa pelos nossos canais.