“Vigilantes” é a nova minissérie do AMC com estreia marcada para o dia 28 de abril, pelas 22h10.
O thriller “Vigilantes” é uma minissérie de origem francesa concebida por Déborah Hadjedj-Jarmon, Bruno Lecigne, Blanche Bigot, Cécile Berger e Florian Spitzer, e baseada na história real de Béor, um homem que lutou durante anos contra o sistema, com o objetivo de se reencontrar com a filha.
Um pai complexo
Na série protagonizada por Éric Cantona, seguimos a história de Julien Castaneda um taxista ex-presidiário, que tem apenas um desejo na sua vida, dar todas as oportunidades possíveis à sua filha Alia, para que esta tenha uma vida memorável e feliz. No entanto, quando a jovem de dezassete anos desaparece sem deixar rasto, cabe ao pai preocupado desvendar o que aconteceu com a rapariga.
Julien informa o acontecimento à polícia local, mas rapidamente se apercebe de que não têm interesse em ajudá-lo, o que faz com que inicie a sua própria investigação ao desaparecimento, recorrendo a testemunhas para o ajudar a descobrir toda a verdade. Contudo, a missão de Castaneda torna-se cada vez mais difícil de concretizar, principalmente quando as forças policiais à sua volta fazem de tudo para causar obstáculos, incluindo acusá-lo da morte de um polícia.
Luta antissistema
As primeiras horas após um desaparecimento são as mais importantes, mas para o caso da jovem Alia e de Julien Castaneda, o tempo parece não ter importância. Todo o sistema legal de Angoulême está disposto a deixar o desaparecimento de Alia passar despercebido, em troca de encarcerar Castaneda uma vez mais. Sem saber o que fazer para lutar pela sua liberdade, este pai de personalidade complexa, vê-se forçado a lutar contra tudo e contra todos para conseguir encontrar a filha que tanto adora e expor a hipocrisia e injustiça dos polícias à sua volta.
Quem é Éric Cantona?
Além de ator, Cantona teve ainda uma longa carreira como futebolista e como treinador de futebol, fazendo parte do Manchester United, pelo qual competiu em 14 FA Cups, nunca perdendo um jogo. Em 1998, o ator representou o seu país de origem, a França, no Mundial de Futebol, acabando mesmo por conquistar o título de campeão.
Tal como a personagem que interpreta, Éric Cantona não é um estranho ao ativismo, em 1995, o então futebolista deu um pontapé a um adepto, após este ter proferido retóricas racistas e xenófobas contra o atleta, levando a uma suspensão de 9 meses. No entanto, os adeptos apoiaram as ações de Cantona, que se tornou num exemplo da luta contra o racismo no desporto. Em 2010, o ator e futebolista voltou a ser alvo de notícias ao apelar à população francesa para retirar o seu dinheiro dos bancos como forma de protesto pela crise económica. Já em 2023, o ator demonstrou apoio à Palestina, após a invasão conduzida ao território de Gaza por parte de Israel.
O elenco
Para além de Cantona, a série de quatro episódios conta ainda com a participação de nomes como Arié Elmaleh como Nass, um amigo de longa data de Castaneda que o ajuda na investigação; bem como Marilyn Lima como Charlie, o supervisor da escola de Alia que ajuda o pai a apelar à ajuda de testemunhas. Célia Lebrument interpreta Alia, e Helena Noguerra dá vida à Capitã Florence Malherbe, que faz de tudo ao seu alcance para impedir a investigação de Castaneda e o colocar novamente atrás das grades.
“Vigilantes” foi gravada em várias localizações francesas, como Paris e Marselha, utilizando uma combinação de efeitos práticos e digitais para trazer realismo ao enredo. De modo a alcançar este objetivo, a produção optou ainda por desenvolver um guarda-roupa rico e único para cada uma das personagens, de forma a oferecer a cada um dos indivíduos, personalidades carismáticas distintas e cheias de história.
Vem descobrir!
Dia 28 de abril, pelas 22h10, estreia no AMC a minissérie francesa “Vigilantes”.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.