Select Page

Uma breve história do Narcotráfico em Filmes e Séries

O Dia Internacional do Combate ao Narcotráfico acontece já no próximo dia 26 de junho e o AMC preparou um especial dedicado ao tema.

Implementado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional do Combate ao Narcotráfico, mais conhecido como Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, realiza-se de forma anual no dia 26 de junho. Criado em 1987, este dia tem como objetivo elucidar e alertar o público para os problemas causados pelo consumo de narcóticos e pelo tráfico das mesmas.

Todos os anos, a Polícia Judiciária é uma das entidades responsáveis por passar a palavra, realizando diversas ações formativas e informativas com o objetivo de reforçar a mensagem e desenvolver uma sociedade livre do abuso e tráfico de drogas.

Porém, não é só a polícia que tem como responsabilidade educar e informar o público, também o entretenimento tem um papel fundamental na comunicação destes problemas com o público, produzindo diversos filmes e séries sobre a temática, alguns dos quais podes ver no AMC.

À PROVA DE BALA

Adam Sandler e Damon Wayans reúnem-se para uma divertida comédia que acompanha a relação de amizade entre dois criminosos, mas o problema é que um deles é na verdade um agente da polícia disfarçado em busca de um poderoso narcotraficante.  

A mansão utilizada como base para o narcotraficante Frank Colton em “À Prova de Bala” marcou presença em diversas obras ao longo dos anos, tendo sido exibida também em “O Último Grande Herói” (1993) e “O Caça Polícias” (1984), este último conta também com a participação de Damon Wayans num pequeno papel.

James Caan, que dá vida ao narcotraficante no filme, revelou à imprensa internacional ter tido muita dificuldade em manter a seriedade durante as gravações, argumentando que “para interpretar com seriedade entre estes dois palhaços foi preciso muita concentração”.

ESCOBAR: PARAÍSO PERDIDO

Escobar: Paraíso Perdido” dá a conhecer a história de amor entre um jovem surfista americano e uma rapariga colombiana de sonho, mas a relação familiar da rapariga com o tio Pablo Escobar pode tornar a paixão num verdadeiro pesadelo.

Esta longa-metragem, marca a estreia do cineasta Andrea Di Stefano na realização, após ter construído uma longa carreira como ator na américa latina.

Durante a produção ficcional de uma biografia sobre a  vida do narcotraficante na série “A Vedeta”, Benicio Del Toro é identificado como a escolha perfeita para dar vida a Pablo Escobar.

NARCOS: MÉXICO

A popular série “Narcos: México” dá a conhecer a história de ascensão e queda do Cartel de Guadalajara, uma das mais poderosas organizações de narcotraficantes do México liderada pelo infame El Chapo.

Grande parte da música utilizada na série consiste de Narcocorridos, um género tradicionalmente mexicano com letras que lidam com o narcotráfico e com a vida no mundo do crime.

Apesar de se basear em factos reais, a série tende a não seguir a ordem de eventos como realmente ocorreram. Exemplo disso é a demonstração da rusga a Symar antes do encarceramento de Felix Gallardo. Na vida real Gallardo foi encarcerado primeiro, com a rusga a acontecer meses mais tarde.

AMAR PABLO, ODIAR ESCOBAR

A dupla Penélope Cruz e Javier Bardem partilham o ecrã neste premiado filme que relata a história de amor entre o famoso narcotraficante Pablo Escobar e uma jornalista destacada com a missão de expor a sua organização criminosa.

Virginia Vallejo, a jornalista interpretada por Cruz, revelou à imprensa internacional que prefere a representação da sua história com Escobar em “Amar Pablo, Odiar Escobar” do que na série “Narcos”.

Javier Bardem e Penélope Cruz formam um casal na vida real, tendo já colaborado em diversos projetos como “Desejos Inconscientes” (1992), “Vicky Cristina Barcelona” (2008) e “O Conselheiro” (2013).

S.W.A.T.: CERCADOS

A longa-metragem de ação protagonizada por Sam Jaeger e Adrianne Palicki dá a conhecer a história de um grupo de S.W.A.T. de Seattle que vê a sua base atacada por um grupo terrorista após a realização de uma rusga a um grupo de traficantes.

O enredo de “S.W.A.T.: Cercados” partilha algumas semelhanças com o de “Fogo Cerrado”, um filme protagonizado por Steven Seagal e DMX. Ambos os projetos lidam com a exposição de corrupção dentro das forças policiais.

Três dos atores atores do filme Adrianne Palicki, Ty Olsson e Chris Gauthier, tiveram aparições de relevo na popular série “Subrenatural”.

Lembra-te

O cinema policial sobre a luta contra o narcotráfico chega ao AMC no dia 26 de junho. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.