Select Page

Guerra no Natal: Quando a festa termina numa luta pela sobrevivência

O AMC Break estreia dia 8 de dezembro, pelas 22h00, os novos episódios da série “Guerra no Natal”. 

A época do Natal é um período festivo, cheio de alegria, em que se celebram as amizades e a família, com as pessoas reunidas à volta da mesa de jantar a desfrutar do melhor que a gastronomia tem para oferecer, antes de se partir para a tradicional troca de prendas. No entanto, antes de se chegar a este momento de comemoração, há muitos períodos de caos que levam as pessoas a realizar algumas das ações mais chocantes da época. 

Começando pela Black Friday, data em que já se começa a pensar nas prendas de Natal, mas não só, o consumismo assume o controlo das pessoas, levando-as a exibir o seu lado mais selvagem em busca das maiores promoções, para que possam realizar todas as suas compras de fim de ano pelo menor preço possível.  

Todos os anos por esta altura, as notícias são invadidas por relatos de multidões de pessoas que se deslocam em massa a centros comerciais à procura de alguma coisa para comprar, muitas destas histórias acabando mesmo em tragédia, com conflitos familiares, acidentes e até casos de violência. Porém, para muitos, esta prática é uma necessidade, parecendo quase uma adição sem fim ou um caso de sobrevivência. 

Agressividade em família 

Passar um dia inteiro na companhia de membros da família com quem só interagimos uma vez por ano não é tarefa fácil e, juntando a isso, as bebidas espirituosas típicas desta altura do ano, bem como atritos de família, e temos uma receita perfeita para uma grande tragédia de Natal.  

O Reino Unido demonstrou que, cerca de 44% da população adulta, já se terá envolvido em discussões acesas com familiares durante a época de Natal, levando a comportamentos violentos e até mesmo a cortes de relações. 

O prazer das compras 

Diversos estudos indicam que o ato de comprar tem um efeito profundo nos centros de prazer do cérebro humano, enchendo-o com dopamina, reproduzindo um efeito semelhante a várias drogas.

Tal como já é tendência nos últimos anos, em 2024, 60% dos consumidores começaram a realizar as suas compras de Natal mesmo antes da Black Friday, de modo a tentar capitalizar as maiores promoções. Esta estratégia alarga o período de compras de Natal além dos tradicionais meses de novembro e dezembro, alcançando por vezes o mês de outubro, permitindo expandir esta sensação de prazer durante mais tempo. 

A psicologia do negócio 

Muitas campanhas promocionais e de marketing durante o período de Natal utilizam estratégias psicológicas para atrair clientes para as suas lojas físicas e digitais, alertando para “últimas oportunidades” ou para “descontos flash” para incentivar às compras impulsivas. 

Guerras no Natal AMC Break

Além disso, muitas das promoções realizadas que baixam radicalmente o preço a produtos de marcas premium, como televisões ou smartphones, são na verdade uma ilusão, tendo um stock limitado a meia dúzia de unidades que esgotam nas primeiras horas, mas que continuam a ser promovidas para atrair novos clientes às lojas. 

Quebrar barreiras éticas 

Um dos grandes pontos negativos proporcionados pela adição às compras nesta época do ano é a destruição de barreiras morais, que leva muitas pessoas a entrar em modo de sobrevivência, colocando de lado qualquer ética para que possam tirar partido das suas promoções de sonho, acabando por vezes em casos de agressões em busca de produtos de stock limitado. 

Não percas! 

“Guerra no Natal” estreia novos episódios no AMC Break, dia 8 de dezembro, pelas 22h00. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.