Select Page

A origem e expansão da cultura de Penhores

Celebra o mês mais feliz do ano com a Yellow Week que conta com a estreia exclusiva de “O Preço da História na Estrada” no AMC Break já no dia 10 de junho.

Os penhores são um dos estabelecimentos mais antigos da história da humanidade, existindo registos da prática de trocar um bem pessoal por dinheiro há mais de 3000 anos, tendo alcançado as civilizações Gregas, Romanas e Chinesas.

A prática deste negócio em civilizações antigas, fundamentais para o desenvolvimento da cultura moderna, estabeleceu normas e tradições de negociação que ainda hoje são mantidas em prática nas diversas lojas de penhores um pouco por todo o mundo. 

A cultura de penhore manteve-se no ativo no ocidente durante vários séculos, principalmente na Idade Média, recebendo uma grande influência por parte de instituições de grande poder, como a Igreja Católica.

EXPANSÃO E CRESCIMENTO

Foi neste vasto período que se testemunhou o grande desenvolvimento deste negócio, causando uma fragmentação que levou à instauração de diferentes vertentes através da criação de penhores privados, lojas de penhores públicas e fundos de caridade.

Durante o século XVIII, muitos países viram-se obrigados a abolir ou limitar a prática de penhores nos seus territórios, principalmente na Europa, levando à redução deste tipo de negócio. Esta decisão foi tomada como forma de combater a exploração dos mais desfavorecidos, que até ao momento eram o principal alvo do negócio.

O Preço da História na Estrada Odisseia

Em contraste, o negócio das penhoras cresceu nos Estados Unidos, levando a uma rápida expansão da cultura no continente americano onde, nos dias de hoje, existem ruas repletas de lojas totalmente dedicadas ao negócio dos penhores, como é o caso de Nicholas Street, localizada em Washington Heights, em Nova Iorque.

Nos EUA o negócio tem vindo a crescer exponencialmente desde 2008, muito devido às dificuldades financeiras da população causadas pela recessão económica, que levou muitos indivíduos a recorrer a estes estabelecimentos para conseguir sobreviver.

OBJETOS ESTRANHOS PENHORADOS

O ouro e as jóias são o produto mais desejado pelas lojas de penhores, sendo que muitos indivíduos se veem obrigados a penhorar de tudo um pouco, como eletrodomésticos e instrumentos musicais. Porém, as lojas de penhores frequentemente se vêem confrontadas com indivíduos que possuem objetos estranhos que desejam penhorar. 

Entre os objetos mais peculiares já penhorados, os especialistas encontram fivelas largas para cintos, uma tradição texana, mas também fósseis de trilobitas e até camisolas autografadas pelos Purple People Eaters dos Minnesota Vikings.

O Preço da História na Estrada Odisseia

Sejam objetos pequenos do dia a dia, ou jóias de família, de iates de luxo a máquinas de casino vintage, os donos de lojas de penhores encontram de tudo, e são capazes de fazer negócio com qualquer objeto que lhes proponham.

Não percas!

O Preço da História na Estrada” estreia no AMC Break já no dia 10 de junho, como parte da celebração especial da Yellow Week.

Descobre também outras novidades no nosso blogue.