Select Page

Black Friday, símbolo da globalização na era moderna

Novembro é o mês da Black Friday, o mês das compras, e o AMC BREAK traz-te novos episódios exclusivos de O Preço da História, para que possas aprender com os Harrisons a desenvolver uma visão muito perspicaz no momento de calcular o valor de cada um dos objetos.

A Black Friday é celebrada na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes da história dos Estados Unidos, marcando o início das comemorações do Natal. O Dia de Ação de Graças tem lugar na última quinta-feira de novembro e consiste num jantar em família, cujo objetivo é demonstrar gratidão pelas riquezas e sucessos alcançados ao longo do ano.

Por sua vez, a Black Friday surge como forma das empresas explorarem essa gratidão, oferecendo promoções exorbitantes que cativam os consumidores a investir o seu dinheiro em produtos e serviços que de outra forma não teriam possibilidade de adquirir.

Origem e Expansão

Estabelecida originalmente na década de 50, a Black Friday tornou-se numa celebração anual que demonstra ser regularmente uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores. O seu conceito e popularidade criou intriga por todo o mundo, e rapidamente a tradição das promoções da Black Friday atravessaram as fronteiras dos Estados Unidos, alcançando o continente europeu e até o africano.

O Preço da História Black Friday

Atualmente a data já conta com diversas derivações, com o aparecimento da Cyber Monday, uma espécie de Black Friday dedicada quase exclusivamente à tecnologia e a Cyber Week que, tal como o nome indica, surge como expansão da supramencionada segunda-feira tecnológica.

Mais popular que a Disneyland

A Black Friday continua a ser um fenómeno nos Estados Unidos e, a cada ano que passa, consegue atrair cada vez mais consumidores para as lojas, sejam elas físicas ou digitais. Segundo um estudo realizado pela National Retail Federation, mais de 133 milhões de pessoas realizaram compras nesse dia utilizando as promoções. Isto é mais do que os 16 milhões de indivíduos que visitam a Disneyland todos os anos, e mais do que os 18 milhões que passam pela Disneyworld.

Não é o dia dos maiores descontos

Apesar do seu simbolismo e popularidade, a Black Friday acaba por não ser o dia com os maiores descontos do ano. Segundo um estudo conduzido pela ShopAdvisor, o sábado antes do Natal costuma ter descontos mais acentuados, tornando-se no melhor dia de vendas para a grande maioria das lojas a retalho.

O Preço da História Black Friday

Uma celebração mortífera

A comemoração da Black Friday não é muito pacífica, criando grandes amontoados de pessoas em busca daquele produto de sonho com um desconto inimaginável. Este facto levou a Black Friday a causar 7 mortes e 98 feridos ao longo das últimas duas décadas, tornando a Black Friday mais mortal do que os ataques de tubarões nos EUA, que só causam em média 16 feridos no mesmo período e uma morte a cada 2 anos.

Não te esqueças!

Em 2024 a Black Friday realiza-se no dia 29 de novembro. Mas os novos episódios de O Preço da História têm estreia exclusiva marcada no AMC BREAK já na sexta-feira, dia 15 de novembro, a partir das 22h.

Vai-te preparando para comprar e vender como um especialista!

Descobre também outras novidades no nosso blogue.