A nova série “Adolescentes Assassinos: Grã-Bretanha” estreia no AMC CRIME a 11 de março.
Em março o AMC CRIME estreia a nova série “Adolescentes Assassinos: Grã-Bretanha“, que dá a conhecer casos individuais de adolescentes que caíram no mundo do crime, especialmente através de homicídios.
Apresentada por Laura Whitmore, a série procura analisar todos os detalhes das investigações, com entrevistas a investigadores, peritos e àas principais pessoas afetadas por estes crimes violentos.

Segundo o Office for National Statistics (ONS), do Reino Unido, a grande maioria dos crimes violentos continuam a ser realizados por adultos. No entanto, nos últimos anos tem-se assistido a uma tendência crescente de para crimes com infratores entre os 10 e 17 anos. Exemplo disso, em 2025, cerca de 40% dos crimes violentos cometidos em Inglaterra e no País de Gales foram realizados por indivíduos entre os 16 e 24 anos, refere o relatório anual da ONS.
Embora as causas deste aumento não sejam conhecidas, o mesmo relatório especula que grande parte dos casos esteja relacionado com o abuso de drogas ou álcool (34%), e apenas 5% por motivos financeiros.

Choque em Wolverhampton
Em 2023, o Reino Unido acordou em alvoroço com a notícia de um chocante homicídio nas ruas de Wolverhampton. O crime, realizado por dois jovens de 12 anos, vitimizou Shawn Seesahai, um jovem adolescente que perdeu a vida ao ser esfaqueado por um machete. Após o crime, os dois jovens regressaram a casa, onde permaneceram a jogar videojogos, enquanto Seesahai sofria na rua. A frieza do crime levou a uma condenação de 8 anos e seis meses para cada um dos jovens, mantendo-os encarcerados até aos 20 anos.
Venables e Thompson
O crime de Wolverhampton não foi o primeiro caso a atormentar o Reino Unido. Em 1993, Robert Thompson e Jon Venables tornaram-se os homicidas mais jovens a passar pela justiça britânica, com apenas 10 anos. O duo foi condenado por raptar e assassinar James Bulger, um bebé de apenas 2 anos, em Liverpool. Após a sua libertação aos 18 anos, Venables viu-se novamente condenado, enquanto Thompson permanece em liberdade.
Crime em Linear Park
Também em 2023, o mundo testemunhou mais um crime violento no Reino Unido, que causou a morte de Brianna Ghey. A jovem transgénero de 16 anos foi perseguida e esfaqueada 28 vezes por dois colegas de escola, Scarlett Jenkinson e Eddie Ratcliffe. A dupla de 15 anos atraiu Ghey até ao parque local, onde procederam a torturar e humilhar a jovem, antes de a matar. Após o crime, os dois homicidas foram condenados a prisão perpétua pelo tribunal de Manchester.

A série de 6 episódios procura dar a conhecer estes e muitos outros casos reais de adolescentes criminosos. Assim, ao longo de março, os espectadores poderão ficar a conhecer ao detalhe as investigações que levaram estes jovens homicidas até à justiça.
Não percas!
“Adolescentes Assassinos: Grã-Bretanha” estreia no AMC CRIME, dia 11 de março, pelas 22h45.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.