A 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres e o AMC Crime apoia esta causa.
A violência contra as mulheres é um dos crimes mais comuns em Portugal e no mundo. Todos os anos milhares de mulheres sofrem não só de agressões físicas, mas também psicológicas e sociais por parte de familiares e companheiros, numa da crescente onda de violência doméstica.
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres foi implementado pela Organização das Nações Unidas em 1999, como forma de alertar para a necessidade de combater este tipo de crime.
A crueldade contra as mulheres é regularmente associada à violência doméstica, no entanto, o tráfico humano, o abuso sexual, e o cyberbullying, que inclui a partilha indevida de conteúdo privado, são também algumas das práticas para as quais esta data procura e consciencializar para a mudança de comportamento e combate ao crime.
Compromisso de proteção
A União Europeia tem demonstrado um grande compromisso em prevenir a escalada deste tipo de agressões, organizando ações com o objetivo de sensibilizar a população para os efeitos da violência contra as mulheres.
Todos os anos, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é lembrado em países por todo o mundo com ações de dinamização conduzidas no dia 25 de novembro.
Foto de RDNE Stock project, via PexelsViolência Contra as Mulheres em Números
Todos os anos, a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica acolhe mais de 1000 indivíduos devido a agressões, em 2023 o número alcançou as 1296 pessoas, das quais 50,8% foram mulheres adultas, 47,5% crianças e apenas 1,7% foram homens. Em 2024, a rede já superou o total do ano anterior, acolhendo 1419 indivíduos nos primeiros 6 meses do ano, 49,54% mulheres, 48,8% crianças e 1,6% homens.
Em 2023, foram identificadas 3 vítimas (mulheres) de homicídio voluntário em contexto de Violência Doméstica, representando um decréscimo relativamente ao ano anterior, em que se testemunharam 5 vítimas mortais. Nos primeiros 6 meses de 2024, o número de vítimas mortais como resultado de violência doméstica já igualava o número total do ano anterior, 3 vítimas.
Denuncia os Crimes
A denúncia de crimes contra as mulheres é um passo importante para a eliminação do crime, para tal, deve-se contactar as forças policiais responsáveis, como a PSP ou a GNR. É importante não esquecer que a violência doméstica é um crime público, e que é o dever de todos os cidadãos denunciar qualquer incidente, uma vez que o silêncio leva à conivência, podendo mesmo ser considerado um ato severo de cumplicidade.
O AMC Crime permanece ao lado das vítimas, contando as suas histórias e expondo os crimes horríveis realizados todos os anos, denunciando estes atos de violência e dando sempre a conhecer a perspetiva de cada vítima.
Lembra-te!
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres comemora-se no AMC Crime e no mundo a 25 de novembro de 2024.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.