Select Page

Criminalidade em ascensão nas férias de verão

Todos os verões a criminalidade tende a aumentar, causando elevados níveis de stress à população em busca de descanso.

O aumento da temperatura durante os meses de verão é um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento da criminalidade durante os meses de junho a setembro. Exemplo disso são os assaltos a domicílios, que tendem a crescer cerca de 10% durante o verão. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, revela ainda que os crimes violentos tendem a aumentar 5,7% nos dias em que a temperatura excede os 30º C.

A mesma tendência verifica-se em outros aspectos da criminalidade, segundo a revista Forbes, os tiroteios também têm um drástico aumento durante os meses mais quentes do ano, sendo que um quarto destes decorre entre 1 de junho e 1 de julho. Em 2022 esta “influência sazonal” confirmou-se uma vez mais, com mais de 86% dos tiroteios do ano a decorrer durante o período de junho a setembro.

AUMENTO DAS TAXAS DE CRIMINALIDADE

Porque é que este aumento ocorre durante o verão? Segundo os investigadores desta tendência, acredita-se que os criminosos se sentem tentados pelas casas com janelas e portas abertas em busca de ar fresco, levando a mais invasões a casas. Para além disso, também o período de férias, que leva os indivíduos a ausentar-se de casa durante largos períodos de tempo, parecem oferecer oportunidades lucrativas aos criminosos.

Já no que toca a crimes violentos, os motivos são mais difíceis de identificar, mas vários estudos apontam para o desconforto das temperaturas altas como principal motivo que leva a um aumento da agressividade.

COMBATER A CRIMINALIDADE

De acordo com uma análise publicada na The Lancet, “as alterações climáticas têm numerosos efeitos adversos para a saúde, no entanto, o efeito potencial das altas temperaturas no aumento da violência interpessoal, tem recebido muito menos atenção”, a falta de exploração deste tema leva a que exista uma falta de soluções objetivas para o problema.

Desta forma, a maioria dos especialistas que estudam a criminalidade, tendem a sugerir à população que evite deixar as janelas e portas abertas, recorrendo em alternativa a outras soluções para manter as suas habitações frescas. Da mesma forma, também é sugerido que não se publicite o período em que se encontram ausentes de casa, evitando realizar publicações nas redes sociais, e não deixando acumular correspondência na caixa do correio. Para além disso, é também recomendado pedir a um familiar ou amigo que visite a casa com regularidade, e que mantenha alguns candeeiros acesos, simulando existir alguém em casa. 

O futuro irá certamente continuar a testemunhar um aumento desta tendência, cabendo à população continuar a manter-se informada e a evitar situações de conflito, protegendo a sua pessoas e os seus pertences com a maior segurança possível.

Vem descobrir!

Toda a realidade do mundo do crime está ao alcance de um clique no AMC Crime.

Descobre também outras novidades no nosso blogue.