Há histórias tão duras que os olhos mal conseguem suportar. Por isso, apresentamos-lhe um podcast onde Rita Camarneiro investiga crimes reais decorridos em Portugal.
Disponível em todas as plataformas digitais, este podcast conta com a participação de convidados e especialistas – tais como advogados, jornalistas e personalidades portuguesas – de forma a que seja possível compreender o “efeito dominó” causado por cada crime e como se chegou à verdade.
Ouça já aqui:
Episódio 1 | O misterioso homicídio em Cascais
Em 1952, orgias e escândalos sexuais ameaçavam os bons costumes da ditadura Salazarista. Carlos Burnay, estudante de Direito, foi encontrado morto com dois tiros em sua casa, em Cascais, depois de uma festa. Salazar mandou arquivar o processo e a polícia afirmou tratar-se de um suicídio. Passadas muitas décadas, a verdade veio à tona: tratou-se de um crime. O que terá acontecido a Carlos Burnay? Quem lhe tirou a vida?
Com a participação de António Fernando Cascais e Carlos Ademar.
Lançamento: 10 novembro
Episódio 2 | Quebrar o silêncio, não sofrer em silêncio
A propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), o Dominó apresenta o caso de Antónia Margarida de Castelo Branco, um dos primeiros divórcios de que há registo em Portugal, que foi no século XVII. Margarida foi durante vários anos vítima de violência doméstica.
Com a participação de Daniel Cotrim (APAV) e Joana Amaral Dias.
Lançamento: 24 novembro
Episódio 3 | Tojó, o rapaz que matou os pais
Um crime que chocou Portugal, há 23 anos: António Jorge Santos («Tojó»), foi o vocalista da banda portuguesa de death metal “Agonizing Terror”, e em 1999 ficou para sempre conhecido como o «metaleiro» que matou os pais. O conhecido médico Jorge Machado e a sua esposa, Maria Fernanda, residentes em Ílhavo, apareceram brutalmente assassinados em casa com vários golpes de faca.
Com a participação de Edite Queiroz.
Lançamento: 8 dezembro
Episódio 4 | Casa Pia: Infâncias roubadas
O mais chocante crime de pedofilia em Portugal. Há 20 anos, este caso veio a público quando a Polícia Judiciária revelou que um funcionário da Casa Pia violou dezenas de crianças durante um período de 30 anos, e forneceu crianças para vários homens de nacionalidade portuguesa e estrangeira, incluindo algumas personalidades proeminentes de Portugal.
Com a participação de Felicia Cabrita.
Lançamento: 22 dezembro
Episódio 5 | O crime (quase) perfeito
No Natal de 2016, uma professora usou gelo seco para matar o namorado, com quem se ia casar. Após a condenação de 17 anos de prisão, Fernanda Baltazar foi deixada em liberdade devido a um erro da justiça que a levou a fugir para parte incerta. Foi capturada em setembro de 2022. O que a levou a cometer o crime? Teria mesmo sido um pacto de suicídio?
Com a participação de Carla Ferreira (APAV) e Mauro Paulino.
Lançamento: 5 janeiro
Episódio 6 | O misterioso homicídio em Cascais – Revelações
Continuação do primeiro episódio, onde são exploradas as diferentes teorias acerca do assassinato de Carlos Burnay, o jovem aristocrata que apareceu morto no seu palacete de Cascais. Um crime que nunca chegou a ser resolvido.
Com a participação de João Aníbal Henriques.
Lançamento: 19 janeiro