Select Page

Os Irmãos Menendez voltam a lutar pela justiça 3 décadas depois

O caso dos irmãos Menendez está de novo nas bocas do mundo e o AMC Crime apresenta toda a verdade da investigação com um especial de “Os Irmãos Menendez” no dia 25 de novembro, pelas 21h05. 

Lyle e Erik Menendez são filhos de um pai que migrou de Cuba para o EUA e de uma mãe americana, tendo crescido naquela que sempre pareceu ser uma família muito comum, até à fatídica noite em que a dupla cometeu um dos crimes mais chocantes da história Norte Americana. 

José Enrique Menendez, o patriarca da família, escapou à revolução cubana com apenas 16 anos, e desde então trabalhou para ganhar raízes no seu novo país, desenvolvendo uma grande riqueza ao longo dos anos ao trabalhar na indústria audiovisual. Estabelecendo-se como uma figura importante em Hollywood, a imagem de José ficou manchada em 1988, quando Lyle e Erik Menendez foram acusados de assaltar as casas da vizinhança onde viviam. 

O crime dos Irmãos Menendez 

Na marcante noite de 18 de agosto de 1989, os Irmãos Menendez colocaram em prática um plano com contornos maquiavélicos para colocar fim à vida dos pais. Empunhados de duas caçadeiras, os irmãos entram em casa enquanto os pais dormiam e dispararam dezenas de vezes sobre eles, tentando simular um ataque da máfia. 

Após o crime, os irmãos tentaram simular um álibi de modo a desviar a atenção da eventual investigação, para tal, o duo tentou comprar sem sucesso bilhetes para uma sessão de cinema, acabando por passar parte da noite num restaurante, interagindo com desconhecidos de forma a deixar uma impressão nas testemunhas. 

Aquele que acreditavam ser o plano para o crime perfeito rapidamente desmoronou, uma vez que a polícia rapidamente descartou a noção de um ataque realizado pelo crime organizado, desviando de imediato o olhar para os irmãos.  

Do trauma à condenação 

Os Irmãos Menendez acabaram por ser presos em março de 1990, após o testemunho de Craig Cignarelli que afirmou ter sido testemunha de uma confissão por parte de Erik, para além de ambos terem contribuído para um guião que descreve um crime semelhante ao cometido pelos irmãos. 

O caso dos irmãos acabou por ir a tribunal só em 1993, quando a dupla revelou o verdadeiro motivo dos crimes, o abuso sexual e verbal que sofreram por parte dos pais. A revelação chocou o país, deixando todos incrédulos com a informação, especialmente amigos da família para quem pareciam ser perfeitos. 

O primeiro julgamento acabou com a anulação do processo devido à indecisão dos membros do júri numa condenação. Isto levou a um segundo julgamento, em 1995, altura em que a imagem dos irmãos já se encontrava desgastada, o que trouxe uma sentença rápida e severa. Os Irmãos Menendez foram condenados a prisão perpétua, que estão a cumprir desde então, com os vários apelos a serem rejeitados pelos tribunais americanos.

Os irmãos Menéndez

Irmãos em busca de liberdade 

Atualmente a dupla continua a cumprir a sua pena na prisão estatal da Califórnia, onde têm sido alvo de grande interesse por parte do público, devido ao recente sucesso da série criminal de Ryan Murphy. A atenção trazida pela série levou o Procurador Distrital de Los Angeles a rever o caso, proporcionando a marcação de um novo julgamento para os Irmãos Menendez que terá início a 11 de dezembro de 2024. 

Não percas! 

O especialOs Irmãos Menendezserá emitido no AMC Crime já no próximo dia 25 de novembro, a partir das 21h05. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.