Select Page

#RedesMortais: A tecnologia digital salvaguarda as investigações

Dia 30 de junho, pelas 16h, estreia-se no AMC CRIME o especial “#redesmortais“.  

Durante o mês de julho, o AMC CRIME expõe as interligações sombrias entre tecnologia e o mundo do crime com uma coleção de programas imperdíveis. Esta série de documentários explora o papel que a era digital teve na facilitação do crime, expondo novas vítimas e conectando criminosos. 

Ao longo das próximas semanas, os detetives vão dar a conhecer aos espectadores, como as redes digitais se podem tornar em verdadeiros campos de caça para os criminosos, propagando o cyberbullying e criando ligações preocupantes para as autoridades. No entanto, estas tecnologias, podem também ser usadas para o bem das investigações. 

Busca de identidade

Assassinatos nas Redes Sociais

As redes digitais modernas, como é o caso das redes sociais, podem ser uma ferramenta útil para as investigações, permitindo aos detetives identificar testemunhas e suspeitos. Para tal, os investigadores utilizam publicações, imagens e vídeos para reconstituir os momentos que antecederam os crimes. Assim, torna-se mais fácil alcançar a identidades de pessoas que possam estar envolvidas com o crime, ou que tenham conhecimento sobre o que aconteceu. 

Vestígios digitais

As imagens, vídeos e publicações podem ser úteis não só para identificar suspeitos, mas também para serem usados como provas. Utilizando a Internet, as polícias conseguem angariar indícios que podem facilitar uma convicção, como comentários que contêm ameaças, imagens comprometedoras, ou até mesmo que exibem o crime em ação. 

Colaboração comunitária

Através das redes digitais, as forças policiais podem facilitar o seu trabalho utilizando a sociedade à sua volta. Além de permitir encontrar testemunhas, estas plataformas são também uma boa forma para requerer a ajuda do público. Assim, pode ser usada para pedir dicas valiosas e até pistas anónimas. 

TikTok Homicídios Virais

Atividade criminosa

As plataformas digitais podem ser usadas não só para ajudar à investigação de crimes já realizados, mas também para identificar eventuais criminosos. Os fóruns da Internet são, muitas vezes frequentados por pessoas com intenções nefárias, em busca de outras pessoas com pensamentos semelhantes. Ao identificar estas redes, as forças policiais podem desmantelar grupos criminosos antes mesmo que cometam algum crime grave. 

Esta série de documentários utiliza ficheiros de investigação, reconstituições, entrevistas e provas digitais para dar a conhecer alguns dos crimes mais hediondos da atualidade, bem como o papel que a redes digitais tiveram para os facilitar. 

Não percas!

O especial “#redesmortais” estreia-se no AMC CRIME dia 30 de junho, pelas 16h.  

Descobre também outras novidades no nosso blogue.