Select Page

Vale a pena procurar a verdade com o AMC Crime

O AMC CRIME lembra o Dia Internacional pelo Direito à Verdade no que diz respeito à Violação dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas. 

O dia 24 de março é reconhecido mundialmente como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade no que diz respeito à Violação dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas, uma data especial que procura lembrar as vítimas e celebrar a importância de revelar o contexto por detrás das violações de direitos humanos. Isto engloba não só vítimas de homicídio e rapto, mas também aqueles que sofrem com tortura, escravidão e aos que caem vítimas a execuções sumárias, entre muitos atos de violência. 

Este é um direito simples e importante, que o AMC Crime procura levar até aos espectadores todos os dias do ano, através dos seus programas que revelam todos os detalhes sobre os casos mais chocantes e macabros da atualidade. 

Procurar a verdade

“Vale a pena procurar a verdade” é o lema do AMC Crime, lembrando as audiências da importância que este direito tem para as vítimas de crimes, mas também para os seus familiares e entes queridos. O direito à verdade requer o conhecimento total e profundo sobre os eventos que levaram ao crime, bem como as circunstâncias de todos os participantes.

Através da emissão de documentários e programas de true crime, o canal procura promover a verdade, lembrando as vítimas.

Esta data procura, assim, honrar de forma digna as vítimas de violações de direitos humanos, alertando para a necessidade de investigações profundas pela verdade, com o objetivo de se alcançar a justiça. No entanto, é também essencial para as comemorações deste dia, lembrar todos aqueles que dedicaram as suas vidas em busca da verdade, sem ver a meios nem com receio de represálias. 

Crimes no Reino Unido

A origem

O Dia Internacional pelo Direito à Verdade no que diz respeito à Violação dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas foi criado como forma de homenagear a memória de Óscar Arnulfo Romero, um sacerdote católico de El Salvador, assassinado a 24 de março de 1980.  

Romero sempre se demonstrou um ávido ativista pelos direitos humanos, tendo denunciado diversas infrações contra os inocentes e vulneráveis ao longo da sua carreira. Contudo, Romero tornou-se vítima do crime e da opressão que tentava combater, tendo sido executado durante uma homília por um atirador do exército devido aos seus sermões contra a repressão do seu povo. 

Lembra-te!

24 de março é o Dia Internacional pelo Direito à Verdade no que diz respeito à Violação dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.