Select Page

Entrevista a Emily Berrington (Niska)

Emily Berrington, Niska em HUMANS, conta-nos porque é que se interessou pelo seu papel e fala-nos da influência da tecnologia nas nossas vidas.

  • Quem é Niska e o que é que te atraiu neste papel?

Niska é um synth e o que me atraiu na personagem foi poder interpretar algo com uma tanta força humana, habilidade e inteligência. Foi esse o meu desafio: ultrapassar a minha falta de habilidade natural e tornar-me algo capaz de fazer qualquer coisa, e atingir qualquer coisa a nível físico.

  • Em que é que pensaste quando leste o guião?

Quando li o guião achei que era mesmo a melhor coisa que lia nos últimos tempos. Não é sobre robôs, é sobre uma família normal e como as suas vidas mudam com a evolução da tecnologia, que é algo com que me identifico totalmente.

É um mundo completamente vulgar – com o qual acho que qualquer um se pode identificar. O que muda é que a inteligência artificial tornou-se tão avançada que qualquer um pode ter um synth em casa que parece humano e que faz todo o tipo de tarefas que so humanos não querem, ou não conseguem, fazer.
Estas máquinas fazem com que as pessoas tenham mais tempo, e podemos ver isto a acontecer no mundo real: temos caixas de pagamento automático no supermercado, por isso não é preciso uma pessoa.

Humans-UK-Season-1_High-Res_EP104_IMG07

  • Comprarias um synth?

Gostaria de responder que não, mas é díficil porque quando apareceram os telemóveis disse que nunca teria um, e obviamente tenho… Por isso é díficil saber o que é que pode vir a tornar-se normal para nós.

  • O que é que achas especial em HUMANS?

Para mim o mais especial em HUMANS é que não é apenas uma série de ficção científica. Tem elementos de ficção científica, mas é passado num mundo com que nos identificamos e somos guiados através dos olhos de alguém que é como nós. Através dos olhos de Laura, descobrimos o que são os synths. Não nos é pedido para aceitarmos esta realidade, nós descobrimo-la pelos olhos de alguém que desconfia destas máquinas, e que tem a reação que provavelmente teriamos se fossemos apresentados a esta nova tecnologia.

  • Quão longe achas que estamos deste tipo de tecnologia?

Acho que a inteligência artificial é um assunto muito falado no momento, e tenho reparado cada vez mais nas minhas pesquisas para a série. Stephen Hawking fez recentemente uma entrevista em que disse que a inteligência artificial podia ser a maior ameaça para a raça humana e achei que esta era uma grande publicidade para a série. Bom timing, Stephen!

>> Vê também a entrevista a Tom Goodman-Hill, que faz o papel de Joe Hawkins.

HUMANS | Novos episódios todas as segundas às 22:30.