Select Page

TURN: Espiões de Washington – episódio 3×10: Julgamento e Execução

Na passada terça-feira, 6 de setembro, às 22h10, chegámos ao final da terceira temporada de TURN: Espiões de Washington, com o episódio: Julgamento e Execução.

Num flashback a 1776, Nathan Hale é enforcado como espião amerciano.

Em Setauket, o Capitão Simcoe leva Abe Woodhull para a forca, numa árvore. Richard Woodhull intervem e recorda Simcoe que Abe legalmente tem de ir a tribunal. Simcoe diz a Richard que ele é obrigado a julgar Abe, sendo ele o Juiz da cidade. Richard concorda.

Em West Point, Peggy Shippen encontra, na sua gaveta, uma pequena trança loira que John André lhe deu.

Alexander Hamilton informa o General Washington que Benedict Arnold escapou no HMS Vulture. Eles ouvem os gritos de Peggy.

Washington, Ben Tallmadge e Hamilton encontram Peggy num estado de loucura. Ela grita que os espíritos levaram Arnold. Washington pede para chamarem um médico.

Na Whitehall, Mary Woodhull repreende Richard por estar contra Abe e pergunta-lhe quem irá defender Abe no tribunal. Richard diz que Abe escolheu defender-se.

Abe passa a noite na prisão.

Abe Woodhull (Jamie Bell) Episódio 10 Foto de Antony Platt/AMC

Na tende de Washington, John André dá, a Washington e Ben, os detalhes da correspondencia entre ele e Arnold. André pede que lhe tragam de casa um uniforme e para ser executado na linha de fogo, em vez de ser enforcado, o que normalmente se faz a um espião. Washington concorda em considerar o seu pedido.

No andar de cima, Cicero queima a carta que André escreveu a Clinton, onde revelava a verdadeira identidade de Samuel Culper.

Em Setauket, o julgamento começa. Abe permanece quieto até que Simcoe aparece, e confronta-o sobre ter ordenado os Corporal Eastin para dispararem a Richard na Whitehall. Abe também confronta acerca da destruição de propriedades dos residentes. Richard intervém.

Abe Woodhull (Jamie Bell) Episódio 10 Foto de Antony Platt/AMC

No Rivington’s Corner, Maarten DeJong entrega uma mensagem ao Coronel Cooke. Cooke fica furioso e sai apressadamente. Entretanto, Samuel Townsend diz a Robert Townsend que deveria juntar-se à causa. Townsend recusa.

Washington encontra-se com Ben, Anna Strong e Caleb Brewster para avaliar as suas redes de informação. Anna insiste que devem emancipar Abigail, mas Washington crê que ela pode ainda ser útil ao ser transferida para outro oficial. Ben diz a Washington que devem enforcar André para restaurar a confiança junto dos seus soldados, mas Washington contesta que André só estava a a fazer o seu trabalho como oficial. Ben pede ainda que Washington traga Abe, mas Washington recusa-se. Para demonstrar a utilidade de Abe, Washington recorda que ele sobreviveu como espião durante anos quando Nathan Hale e André foram amabas apanhados na sua primeira missão.

No tribunal, Simcoe acusa Richard de estar intencionalmente a adiantar o caso. Richard chama Mary para ser interrogada. Mary diz que Richard revelou segredos a Simcoe. Os locais revoltam-se.

No julgamento de André, o júri decide que ele é um espião e que declara que será morto. Depois, Washington mostra a Ben uma carta de Arnold na qual ameaça prejudicar os prisioneiros americanos.

 Ben Talmadge (Seth Numrich) e John André (JJ Feild) Episódio 10 Foto de Antony Platt/AMC

Na casa de André, Clinton repreende Arnold por ter ameaçado os prisioneiros de guerra. Ele diz-lhe que estaria encantado de trocar André por ele, se isso não tivesse consequência futuras junto dos rebeldes. Ele informa Arnold de que ele vai ser um brigadeiro, mas que duvida que alguém queira servir um vira-casacas.

Abigail chega ao campo de Washington. Anna diz-lhe que ela não precisa voltar a Nova Iorque.

Abigail traz a André o seu uniforme. Ele conforta-a ao vê-la chorar.

Simcoe informa Abe que é hora de encerrar o julgamento.

Ben e André dirigem-se numa carruagem para a execução de André. Eles expressam admiração mútua, um pelo outro. André pergunta quem era o contacto do Anel de Culper em Nova Iorque. Ben não responde. André confessa a Ben que fez tudo por uma mulher, e que não for por servir o Rei. Ben repara num desenho dos olhos de Peggy num dos desenhos de André.

 Ben Talmadge (Seth Numrich) e John André (JJ Feild) Episódio 10 Foto de Antony Platt/AMC

Enquanto Richard encerra o julgamento, Abe tem um flashback com momentos felizes partilhados com o pai. Ele interrompe Richard e oconfessa que foi responsável pela briga que matou o seu irmão Thomas. Incapaz de continuar a mentir, ele assume as acusações contra ele. Simcoe proclama morte por enforcamento.

André marcha para a sua execução e fica preplexo quando vê a forca em vez da linha de fogo. Quando ele profere as suas últimas palavras, vê Peggy na multidão. Ben vê a troca de olhares. André é enforcado.

Abe dirige-se para a forca e um tropa informa Wakefield que Cooke está a caminho. Simcoe enforca Abe, mas Richard, Mary e alguns locais levantam o corpo de Abe para aliviar a pressão. Cooke chega enquanto os locais ajudam Abe a chegar ao chão. Cooke grita a Simcoe por ter destruido propriedades do exército em Setauket, e ordena-lhe que saia de Setauket. Richard, que convocou Cooke, resmunga com Simcoe.

Abe Woodhull (Jamie Bell) Episódio 10 Foto de Antony Platt/AMC

Ben aproxima-se de Peggy e diz-lhe que André esteve a pensar nela até ao fim. Ele diz-lhe que ela deve ir embora antes que a sua ligação com as ações de Arnold seja descoberta.

Arnold vai ao Rivington’s Corner. “Vira-Casaca”, alguém sussurra. Arnold resmunga com Twonsend acerca dos rebeldes espiões que boicotaram os planos e promessas em busca de vingança. Townsend diz a Rivington que ele quer comprar um anúncio.

Se perdeste detalhes dos últimos episódios, nao te preocupes e revê tudo aqui:

– 3×01: ‘Despedida’

– 3×02: ‘Assassino a sangue frio’

– 3×03: ‘Benção’

– 3×04: ‘Corações e mentes’

– 3×05: ‘Hipocrisia, fraude e tirania’

– 3×06: ‘Muitos poucos fazem um muito’

– 3×07: ‘O julgamento’

– 3×08: Consertado

– 3×09: Lâmina na Flecha