Select Page

3 mulheres que marcaram a história de Portugal

Ao longo da nossa história surgiram grandes exemplos inspiradores de coragem, determinação e excelência que deixaram legados memoráveis. Neste artigo, damos a conhecer o perfil de três mulheres que são prova disso mesmo.

Com o canal HISTÓRIA viajamos por grandes feitos e acontecimentos que moldaram o nosso mundo, vamos ao encontro de grandes nomes que nos demostram uma vida repleta de bravura e resiliência, desafiando os limites do tempo e das expectativas sociais. Deste modo, no âmbito do Dia da Mulher homenageamos três mulheres portuguesas que deixaram um legado inesquecível para as gerações futuras.

1) Branca Edmée Marques

Data de nascimento: 14 de abril de 1899

Data de falecimento: 19 de julho de 1986

Destaque: ciência

Branca Edmée Marques, figura pioneira na ciência portuguesa, desafiou as convenções de género e os obstáculos impostos na sua época para se destacar como uma respeitada cientista.

Licenciada em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 1925, começou nesse ano a lecionar na mesma faculdade, onde regeu vários cursos teóricos, entre os quais os de Química Orgânica e Análise Química. Embora só tenha chegado a catedrática em 1966, foi a primeira mulher em Portugal a atingir esse estatuto na área da Química. Antes de concluir a sua licenciatura em 1923-24, foi estagiária no Laboratório de Química Analítica no Instituto Superior Técnico, sob orientação de Charles Lepierre. Posteriormente, entre 1931 e 1935, realizou pesquisa em Física Nuclear no Laboratoire Curie do Instituto do Rádio, inicialmente com Marie Curie e depois com André Debierne.

Apesar das adversidades, Edmée Marques dedicou-se à investigação de física nuclear, deixando contribuições significativas para a compreensão e utilização da energia nuclear. O seu legado não só inclui importantes descobertas científicas, como inspirou gerações de futuras cientistas.

2) Maria de Lourdes Sá Teixeira

Data de nascimento: 19 de outubro de 1907

Data de falecimento: 19 de julho de 1984

Destaque: aviação

Conhecida como a primeira mulher portuguesa a obter o brevet de piloto civil — documento que dá ao seu titular a permissão para pilotar aviões —, ao concluir em 1928 o curso na Escola de Aeronáutica Militar na Granja do Marquês, Maria de Lourdes Sá Teixeira — mais conhecida por Milú — desafiou as normas sociais da sua época ao seguir a sua paixão pela aviação.

Foi aos 20 anos que Milú se apaixonou por aviões e decidiu aprender a pilotar, no entanto, era um sonho que o seu pai não aceitava. Este acabou por ceder depois de ver a degradação do estado físico de Milú, originada por um estado de melancolia constante que levou à perda excessiva de peso.

Enfrentando o ceticismo e a resistência da sociedade, ela perseverou e conquistou asas — literal e metaforicamente —, abrindo caminho para que outras mulheres seguissem os seus passos nos céus e além.

3) Maria de Lourdes Pintasilgo

Data de nascimento: 18 de janeiro de 1930

Data de falecimento: 10 de julho de 2004

Destaque: política

Figura emblemática da política portuguesa, Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra em Portugal. Dotada de uma visão progressista e humanista, Pintasilgo dedicou a sua vida à luta pelos direitos humanos e pela justiça social.

Maria de Lourdes Pintasilgo assumiu a liderança em movimentos de mulheres e estudantis desde cedo. Em 1953, aos 23 anos, formou-se em engenharia químico-industrial, uma raridade na época, tendo sido uma de quatro estudantes mulheres numa turma de 250 alunos. Trabalhou em Portugal e no estrangeiro. Representou Portugal na ONU em 1971. Apoiou a Revolução de Abril de 1974 e ocupou cargos como secretária de Estado da Segurança Social, Ministra dos Assuntos Sociais e embaixadora de Portugal na UNESCO.

O seu breve mandato, de 149 dias, como primeira-ministra pode ter sido efémero, mas o seu legado perdura através das políticas que implementou e do exemplo inspirador que deixou para as mulheres em todo o mundo.

Não percas!

Comemoremos não apenas as conquistas passadas, mas também os progressos que estão por vir. Com a ajuda do canal HISTÓRIA, podemos mergulhar profundamente em grandes histórias e eventos do nosso mundo. Explora também outros temas no nosso blogue, e passa pelos nossos canais.