Select Page

Os 10 monólitos mais misteriosos da nossa história

No dia 7 de março, pelas 17h15, chegam ao CANAL HISTÓRIA, novos episódios de “Alienígenas”. 

Em março, “Alienígenas” continua a mistura arqueologia, mitologia e teoria especulativa extraterrestre numa investigação ainda mais aprofundada no CANAL HISTÓRIADesta vez os novos episódios procuram explorar enigmas globais e mistérios de civilizações antigas, como templos, gravuras rupestres e monólitos. 

Entre os vários enigmas da pré-história, os monólitos são um dos tópicos que têm levantado mais questões. Estes monumentos são o principal ponto de partida desta investigação que explora as construções pré-históricas que, ao longo dos milénios, se têm revelado verdadeiros quebra-cabeças para os arqueólogos. Aqui, podes conhecer os monólitos mais misteriosos da história da humanidade. 

10. Monólito de Rudston

Alienígenas

Localizado no Reino Unido, na região de Yorkshire, o monólito de Rudston transformou-se numa das mais populares atrações turísticas da região. Feito de gritstone, uma rocha típica da Grã-Bretanha, o marco possui 7,6 metros de altura e pesa 40 toneladas. Datado do período neolítico, o monumento encontra-se atualmente no cemitério de uma igreja, onde está presente também outro monólito de menor escala. 

Embora pouco se saiba sobre as origens deste monólito, antiquários do século XVIII, como William Stukeley, descobriram vários crânios enterrados em volta do monólito, levando à crença de que o monumento tenha sido estabelecido para identificar uma zona de sacrifícios. 

9. Monólito de Ishi no Hōden

Pesando 500 toneladas e medindo 5,7 metros de altura, o Ishi no Hōden é um dos monólitos mais distintos da Ásia. O monumento, localizado no Japão, encontra-se rodeado de rocha não processada por três lados, acreditando-se que tenha sido escavado da pedreira à sua volta. 

O monólito está situado numa grande depressão, que forma um lago na sua base. Além disso, Ishi no Hōden está esculpido com um pilar no centro da sua base, que não é visível ao nível dos olhos, pelo que o monólito parece estar a flutuar sobre o lago. 

8. Obeliscos

Os obeliscos são, tradicionalmente, um monumento alto, esguio e cónico, com quatro lados e um topo piramidal. Popularizados pela antiga civilização egípcia, estes monumentos tinham como principal objetivo representar os faraós e o seu poder. Atualmente, ainda vários destes obeliscos permanecem ao alcance dos arqueólogos, como é o caso do presente no Templo de Luxor. 

Tal como os monumentos do neolítico e da idade do bronze, os obeliscos das civilizações antigas eram esculpidos a partir de uma única rocha, tornando-os verdadeiros monólitos, enquanto os obeliscos modernos são compostos por rochas distintas. 

7. Estela de Copán

Alienígenas

Uma estela é uma peça única de pedra gravada ou pintada, pelo menos num dos lados, com uma inscrição ou uma imagem. A civilização maia criou estes monumentos únicos no mundo, com o objetivo de representar as figuras mais importantes do povo. A estela de Copán é um monumento icónico, construído para honrar Waxaklajuun Ubaad Kawiil, o 13.º rei de uma das cidades mais importantes da civilização antiga. 

6. Porta do Sol

Localizado na atual Bolívia, a Porta do Sol tem ganhado fama for ser uma das mais impressionantes e misteriosas construções de civilizações pré-incaicas. Este monólito forma um portal, cavado na rocha, com várias gravuras e inscrições em ambos os lados. 

Alienígenas

A construção foi redescoberta por exploradores europeus durante o século XIX, encontrando-se caído e com danos severos. Atualmente, o monólito encontra-se elevado, reparado e no local onde foi encontrado. No entanto, arqueólogos acreditam que esta não seria a sua localização original. 

5. Esferas de pedra

Na Costa Rica é possível encontrar um dos mais peculiares tipos de monólitos, as esferas de pedra. Este monumento é composto por mais de 300 pedras, comummente atribuído ao povo Diquís, embora pouco se saiba sobre a sua origem. 

Segundo as teorias dos arqueólogos, estas rochas são uma representação astronómica. Embora muitos argumentem que se trata da representação de sistemas solares ou constelações, outros acreditam que serão a representação de ciclos solares ou lunares. Atualmente, as esferas de pedra são caracterizadas como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

4. Cabeças colossais

Os Olmecas foram uma civilização da Mesoamérica que se desenvolveu na região centro-sul do atual México. É nesta região que podemos descobrir as cabeças colossais, uma série de monólitos de basalto, datados de 900 a.C., esculpidos para representar cabeças humanas. 

Alienígenas

3. Rochas de Carnac

As rochas de Carnac são um alinhamento de mais de 3000 monólitos do Neolítico, erguidos por volta de 2000 a.C. na região de Bretanha, na França. Nos últimos anos, muitos destes monólitos foram negligenciados, sendo utilizados para abrigar ovelhas e galinhas, ou removidos para calcetar estradas. 

Embora a origem destes alinhamentos ainda hoje seja assunto de debate entre os arqueólogos, muitos acreditam que tenham sido criadas por tribos sedentárias. No entanto, Neil Oliver, da BBC, argumenta que estas construções terão sido estabelecidas por caçadores. Ao se verificar, isto distanciaria estas construções da famosa Stonehenge, em Inglaterra, à qual têm sido comparadas. 

2. Moai da Ilha de Páscoa

Localizada na costa oeste do Chile, a Ilha da Páscoa é uma verdadeira atração turística, muito devido à presença dos Moai. Os Moai são monólitos em forma de humanos com cabeças gigantes, esculpidos pelo povo Rapa Nui. Embora grande parte destes monólitos ainda de se encontrem na pedreira original, muitos foram espalhados pela ilha e posicionados em plataformas de pedra delimitando os contornos da ilha. 

No século XVIII, a ilha foi redescoberta por colonos europeus, levando à queda do povo Rapa Nui nas décadas que se seguiram. Isto viria a colocar fim à construção de novos MoaiDesde então, a UNESCO declarou o parque nacional Rapa Nui como Património Mundial. Atualmente, devido à degradação causada pelo forte turismo e erosão, os arqueólogos apelam a esforços para a preservação dos Moai. 

1. Stonehenge

Stonehenge é uma das estruturas pré-históricas mais famosas do mundo, consistindo de uma formação circular de vários monólitos. Localizado em Wiltshire, na Inglaterra, o monumento é uma das maiores atrações turísticas do Reino Unido. 

Segundo os arqueólogos, Stonehenge seria originalmente um local de enterro, onde os povos da região honravam os mortos. No entanto, com o passar dos milénios, a sua função foi evoluindo, levando a que muitos acreditem que se tenha tornado num local religioso ou num observatório astronómico. 

Vem descobrir!

Os novos episódios de “Alienígenas” estreiam no CANAL HISTÓRIA, dia 7 de março, pelas 17h15.  

Descobre também outras novidades no nosso blogue.