Select Page

As regras Bíblicas

A Bíblia pode ter 10 Mandamentos, mas, na realidade, há mais de 700 regras. São elas que controlam todo o tipo de comportamentos – alimentação, sexo, trabalho, castigo… Mais importante, estas regras abrem uma janela secreta para vermos como o mundo antigo funcionava, desde os faraós egípcios às legiões romanas. Cada episódio de “As Regras Bíblicas” enumera diversas regras no contexto fascinante do mundo ancestral. Assim, se a regra for “Abrir sempre a porta aos desconhecidos”, perceberemos como poder ficar na casa de um desconhecido era absolutamente crucial para os povos antigos conseguirem viajar, 2000 anos antes do “Holiday Inn”. Se a regra for “Não comer carne de porco”, saberemos que a triquinose podia estar a alastrar na antiga Mesopotâmia. São regras estranhas, regras reveladoras, regras que suscitam a curiosidade, mas são sempre regras que nos fazem compreender a História e são apresentadas de um modo informativo, surpreendente e reafirmante.

Hoje em dia, a maioria das pessoas não adora ídolos dourados, mas é espantoso como muitas das regras bíblicas sobre imagens esculpidas ainda parecem relevantes. Neste episódio, mergulhamos num mundo de deuses sobrenaturais, que tinham de ser alimentados, vestidos e mimados pelos seus crentes. No entanto, isso é só o início de uma viagem que irá até ao espaço longínquo, para explorar as possibilidades de haver fé noutros planetas. Para quem tenha algum dia pedido a Deus para proporcionar o resultado desejado num jogo de futebol, não pode perder esta investigação das regras.

Segunda-feira 5, 22h.

A escravidão era um facto da vida no mundo ancestral, tal como as regras bíblicas deixam bem claro. Quer seja em Roma ou na Grécia, no Egito ou em Israel, os seres humanos viviam aprisionados, mas havia regras surpreendentes que regulavam esta prática. Alguns escravos podiam ser automaticamente libertados passados seis anos, enquanto outros pareciam preferiam o jugo. E uma surpreendente regra bíblica indica que os donos não podiam perseguir os escravos fugitivos. Seguimos o rasto dos grilhões até um mundo em que a liberdade parecia ser muito diferente

Segunda-feira 5, 22:45h.