Select Page

Elon Musk

Elon Musk é um empresário, economista, físico e magnata, nascido na África do Sul, mas naturalizado canadiano e americano. É o co-fundador de grandes empresas como Paypal, Hyperloop, SolarCity, OpenAI, The Boring Company, Tesla e Space X. É uma das pessoas mais ricas do mundo, com uma riqueza estimada em mais de 150.000 milhões de euros.

PRIMEIROS ANOS

Ele cresceu com os seus irmãos e primos numa família de classe alta. Por causa do trabalho dos seus pais, eles passaram muito tempo sozinhos. Quando tinha apenas nove anos de idade começou a programar e aos 12 já estava a desenhar jogos e a comercializá-los. O dinheiro que ganhou não só foi gasto em coisas que gostava, também o investiu na compra de computadores e em continuou a programar e criar.

Os seus pais divorciaram-se após a mãe de Musk ter denunciado o companheiro por maus-tratos. Após alguns anos a viver com a sua mãe, decidiu mudar-se com o seu pai para a África do Sul. No início da sua adolescência decidiu mudar-se com os seus irmãos e a sua mãe para o Canadá, onde viveram meses de privações e pobreza.

Em 1992 ganhou uma bolsa de estudo para estudar Física e Economia na Universidade da Pensilvânia, graduando-se com ambas as licenciaturas. Depois de se formar e deixar o seu doutoramento, iniciou a sua própria empresa, que não teve muito sucesso. Graças a um dos seus professores, começou a trabalhar na Pinnacle Research, uma empresa que pesquisou supercondensador eletrolíticos para veículos elétricos. Pouco a pouco começou a moldar o seu futuro, concentrando-se naquilo que para ele são as áreas mais importantes: as energias renováveis, o espaço e a Internet.

 

AS SUAS EMPRESAS

A primeira empresa que fundou, juntamente com o seu irmão Kimbal e o amigo Greg Curry, foi a Zip2 em 1995. Esta empresa era responsável pela gestão do desenvolvimento, alojamento e manutenção de websites dos meios de comunicação social. Embora o início tivesse sido conturbado, sem rendimentos e apenas com prejuízo, conseguiram em quatro anos gerir mais de 200 sites como parte da Hearst Corporation ou do grupo Pulitzer. Venderam a empresa à Compaq Computer por 307 milhões de dólares.

De seguida criou uma empresa com outros parceiros, a X.com, em 1999. As desavenças entre os parceiros criaram muita tensão, provocando o abandono dos seus membros e a fundação de empresas semelhantes, o que criou conflitos. Após vários anos Musk mudou o nome para PayPal, criando uma empresa gigante que ainda hoje está de pé. Em 2002, vendeu a empresa por 1,5 mil milhões de dólares ao eBay.

Com o dinheiro que ganhava não só com o seu salário e lucros, mas também com as vendas das empresas, fundou então outras três gigantes: Space X, Tesla Inc. e Solar City. Vários membros da equipa PayPal também saíram, fundando empresas como Youtube, Yelp e LinkedIn. Paypal foi o terreno fértil para os grandes génios do mundo digital que hoje em dia continuam a fazer milhões em lucros.

 

TESLA

              Elon Musk já tinha um protótipo de um carro desportivo elétrico e queria produzi-lo em cadeia para torná-lo uma realidade nas estradas. O início da empresa foi complicado, devido à inexperiência neste campo, à desconfiança dos grandes fundos e à grande crise financeira de 2008. Após vários anos de criação de protótipos de automóveis com pouca produção comercial e pouca circulação, conseguiu ganhar uma posição no voraz mercado dos EUA em 2015. Os seus automóveis têm características de autonomia e consumo que muitas empresas ainda não conseguem igualar.

O maior ativo de Tesla é sem dúvida o seu software Autopilot, dando origem aos primeiros automóveis autónomos. Apesar de ter havido alguns acidentes, Elon Musk continua a melhorar o piloto automático e pretende que dentro de alguns anos a frota automóvel seja constituída por uma grande maioria de carros eléctricos e autónomos em termos de condução.

 

SPACE X

Uma das grandes paixões de Elon Musk desde a infância foi a conquista do espaço, por isso em 2002 fundou a Space X com o objetivo de criar um veículo para viajar até Marte. Tentou comprar foguetes intercontinentais à Rússia, uma vez que o fabrico dos foguetes lhe custaria mais de 120 milhões de dólares por ano. A compra não se realizou e começou a fabricar os seus próprios foguetes.

Após vários desenvolvimentos de vaivéns espaciais e satélites, a Space X assinou um contrato de 1.600 milhões de dólares com a NASA para 12 voos do seu foguetão Falcon 9 e nave espacial Dragon para a Estação Espacial Internacional.

Em apenas sete anos, a Space X concebeu tudo o que foi encomendado pela NASA. O objetivo é privatizar as viagens especiais, para que qualquer pessoa que possa pagar a taxa de um milhão de dólares possa viaje para a Estação Espacial Internacional. Ainda estão em curso testes para tornar isto uma realidade.