Select Page

Os presidentes americanos que morreram durante o seu mandato

Desde que os Estados Unidos foram constituídos como nação, 45 legislaturas seguiram-se umas às outras. Enquanto alguns dos presidentes cumpriram dois mandatos, outros nem sequer terminaram os seus mandatos de quatro anos.

O primeiro destes foi William Henry Harrison do Whig, o nono presidente da nação a morrer de pneumonia e pleurisia no prazo de um mês após ter feito o juramento de posse. Foi o primeiro presidente Whig, sucedendo a duas legislaturas democráticas.

Dez anos mais tarde, Zachary Taylor morreu. O décimo segundo presidente americano, que pertencia ao Whig, morreu após um ano do seu mandato devido a gastroenterite aguda. Foi o primeiro presidente a entrar em funções sem ter ocupado qualquer cargo público anterior. Foi também o último presidente a possuir escravos.

 

O próximo presidente nesta lista negra é Abraham Lincoln que foi assassinado por Kohn Wilkes Booth no Teatro Ford. Um dos fundadores do Partido Republicano e o primeiro presidente do país sob o partido já tinha sobrevivido a outra tentativa de assassinato meses antes. A proclamação da emancipação durante o seu mandato, libertando os escravos (embora apenas os das áreas confederadas não controladas pela União), criou inúmeros inimigos e colocou-o na linha de fogo a partir desse momento.

Em 1881, James A. Garfield foi assassinado sem ter atingido o ano do seu mandato. Foi baleado pelo advogado Charles Jules Guiteau, que estava muito zangado com o presidente depois de lhe ter negado um posto consular. James A. Garfield não foi mortalmente ferido pelas duas balas com que foi atingido. Durante mais de dois meses esteve acamado enquanto os médicos tentavam encontrar uma das balas em falta. Morreu de uma infeção e hemorragia devido às incessantes tentativas de encontrar a bala.

O vigésimo quinto presidente dos EUA, William McKinley, foi o terceiro a ser assassinado enquanto dirigia o país. Durante a Exposição Pan-Americana em Buffalo, Nova Iorque, McKinley e a esposa começaram a cumprimentar as pessoas na exposição,

de repente uma dessas pessoas

disparou sobre ele. Um dos tiros atravessou-lhe o cólon, o estômago e um dos seus rins, deixando a bala nas costas. Os médicos não se aventuraram a extrair a bala por causa do perigo da zona. Morreu dias depois de gangrena.

No início do novo século, o Presidente Republicano Warren G. Harding morreu após dois anos no poder. Foi o primeiro presidente após a Guerra Civil. Hoje está de volta aos holofotes devido à semelhança da sua política de imigração com a de Donald Trump. Colocou todo o tipo de obstáculos burocráticos para impedir a entrada de asiáticos e europeus do sul do país. Morreu de uma hemorragia cerebral.

Franklin D. Roosevelt foi um dos presidentes mais carismáticos dos Estados Unidos. Foi o único a ganhar quatro eleições presidenciais, a governar desde 1932 até à sua morte, fazendo dele o presidente em exercício há mais tempo na história dos EUA. O seu nome estará sempre associado à Segunda Guerra Mundial, pois é considerado um dos maiores arquitetos do fim da guerra (embora não tenha visto o dia do seu fim). Para além das portas interiores, conseguiu tirar o país de uma depressão económica profunda que se arrastava desde o acidente de 29. Conseguiu ultrapassar essa situação e colocar os EUA no mapa económico. Morreu em 12 de Abril de 1945 de um acidente vascular cerebral.

O último Presidente a morrer durante o seu mandato foi John F. Kennedy, a 35ª pessoa a ocupar o cargo. Foi um dos presidentes mais amados e carismáticos dos Estados Unidos e ainda é considerado um dos melhores presidentes que o país alguma vez teve. Os seus discursos motivacionais, cheios de esperança de alcançar o desejado sonho americano, fizeram com que a grande maioria da população se apaixonasse por ele e pela sua família. O seu assassinato em Dallas em 1963 continua a ser um mistério. Lee Harvey Oswald (que foi morto por Jack Ruby) foi preso pelo crime, mas após a libertação dos documentos secretos há alguns meses, a aparência de culpado pode mudar e um dos maiores mistérios da história pode ser resolvido.