Dia 5 de fevereiro, pelas 22h15, estreia no Canal HISTÓRIA “Calígula: O Legado Oculto”.
“Calígula: O Legado Oculto” recorre à mais recente tecnologia 3D para recriar detalhadamente a história de um dos imperadores romanos mais implacáveis da história. Baseada em recentes descobertas arqueológicas, a série mergulha no passado de Calígula, reexaminando a sua ascensão ao poder, bem como a sua notoriedade enquanto governador e visionário.
Reinado curto e tempestuoso

Calígula, também conhecido como Gaius Julius Caesar Augustus Germanicus, reinou enquanto imperador romano de 37 a.C. a 41 a.C., sendo lembrado por muitos historiadores pela sua breve, e altamente contestada, liderança. No entanto, durante esse período, o imperador conseguiu instaurar uma grande reforma política, marcada pela violência e crueldade, que viria a manchar o seu legado.
Calígula no centro de mitos e lendas

Embora Calígula seja conhecido pela sua agressividade e crueldade, muitos historiadores têm vindo a questionar esse aspeto do seu reinado. Descrito por diversos contemporâneos como louco e depravado, os estudiosos modernos alertam para o facto de estes argumentos poderem refletir calúnias políticas e, posteriormente, agendas moralizadoras.
Uma das lendas mais famosas sobre Calígula, relata que o imperador procurou tornar o seu cavalo favorito num senador. No entanto, esta história é, atualmente, considerada retórica exagerada utilizada pelos opositores com o objetivo de ilustrar a sua arrogância.
Imperador de grande impacto político

Com uma carreira manchada por propaganda política, é difícil definir ao certo o impacto político que Calígula teve no império Romano durante a sua curta liderança. Porém, a fervorosa oposição que enfrentou, demonstra que o papel ativo do imperador no dia a dia governativo não foi banal. Desde uma reforma política profunda ao desenvolvimento arquitetónico do império, Calígula garantiu a sua presença na história do império.
No entanto, a animosidade causada pela sua governação, levou ao seu assassinato, por parte de Guarda Pretoriana, em 41 a.C.. A morte de Calígula demonstra a escala letal da política da altura, levando a uma nova reforma liderada pelo seu sucessor, Claudius.
Nesta minissérie de 2 episódios, os espectadores terão oportunidade de explorar os palácios flutuantes do Lago Nemi, bem como os jardins imperiais romanos, descobrindo a complexidade sombria da lendária figura responsável por estes feitos arquitetónicos.
Lembra-te!
“Calígula: O Legado Oculto” estreia no Canal HISTÓRIA, dia 5 de fevereiro, pelas 22h15.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.