O canal História acompanha o colapso dos maiores Impérios da humanidade com “Apocalipse dos Impérios”, já a partir de 13 de junho, pelas 22h15.
Os grandes impérios da História deixaram a sua marca no planeta, sendo os seus efeitos sentidos mesmo nos dias de hoje, seja através da sua cultura, da língua, ou mesmo através das suas políticas.
Muitos destes impérios permaneceram em atividade durante diversos anos, sendo que alguns sobreviveram mesmo à passagem de séculos, mas todos acabaram por ter o seu fim, seja devido a conspirações internas, seja através de conflitos externos.
O REINO EGÍPCIO
A civilização egípcia é uma das mais antigas e famosas da história, tendo influenciado o mundo por mais de 3000 anos. Durante esse tempo, os avanços arquitetónicos e agrícolas proporcionaram ao mundo uma rica fonte de conhecimento, que ainda hoje é colocada em prática em muitos países modernos.
O principal motivo pela queda da civilização egípcia acredita-se ter sido o descontentamento político e a fragilidade da economia, que acabou por causar uma divisão interna que fragmentou o poder militar, levando a perdas severas no conflito com invasores em busca da sua famosa riqueza.
O COLAPSO MAIA
O povo Maia constitui uma das civilizações mais enigmáticas da antiguidade, tendo desenvolvido construções muito além do que era testemunhado em outros povos contemporâneos e acabando mesmo por desenvolver conceitos importantes como a contagem do tempo através da criação de calendários.
Apesar de pouco ser ainda conhecido sobre o dia a dia da civilização Maia, acredita-se que o seu fim se deveu à sobrepopulação, que deu origem a uma “bola de neve” de consequências como a degradação ambiental, a fome e por fim a guerra.
A DEMOCRACIA GREGA
A democracia moderna e as cidades não seriam o que são hoje se não fosse pelos ensinamentos passados pela cultura grega ao longo da história. O mesmo se pode dizer sobre a arte e a ciência do pensamento, dois aspetos desenvolvidos e aperfeiçoados pelos mestres gregos, como Platão, Aristóteles e Sócrates.
A civilização grega testemunhou o seu fim com a expansão do Império Romano, que viria a formalizar a integração da cultura grega no dia a dia dos romanos com a batalha de Corinth, em 146 a.C.
O MUNDO ROMANO
O Império Romano é, talvez, o mais famoso dos domínios da antiguidade histórica, tendo controlado grande parte dos territórios em volta do Mar Mediterrânio e deixado um inegável legado nos países sob o seu controlo, desde o Latim, que deu origem a diversas línguas românicas como o Português, Espanhol, Francês, entre outras; mas também teve grande impacto na arquitetura e na cultura desses povos.
Devido à sua força militar, liderança rigorosa e capacidade de adaptação, o Império Romano manteve-se em existência por cerca de 1000 anos, tornando-se um dos impérios mais duradouros da história.
O Império Romano ocidental colapsou em 476, com a derrota do imperador do oeste por parte de Odoacer, um guerreiro alemão. Já o império do oriente, permaneceu forte por mais algumas décadas, sendo batizado de Império Bizantino, e fazendo-se sentir até à Idade Média.
O POVO OTOMANO
Após a queda das forças romanas, deu-se a expansão do Império Otomano, que ocupou grande parte do território anteriormente ocupado por Roma, mas também grande parte da península arábica.
Ao longo dos seus 600 anos de existência, o império cresceu e redefiniu diversas vezes as suas fronteiras, acabando por ser desmantelado no decorrer do início do século XX.
Foi em 1922, após o Império Otomano se aliar à Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, que os tratados do pós-guerra colocaram um fim ao sultanato, dissolvendo o império em múltiplos estados.
A COMUNIDADE BRITÂNICA
O Império Britânico é considerado o maior império alguma vez alcançado, tendo atingido o seu auge em 1920, com mais de 26% do mundo sob o seu controlo e com 35 milhões de quilómetros quadrados em extensão.
Foi sob o reinado da Rainha Isabel II, e com as emergentes revoltas anticolonialismo, que o império alcançou o seu fim em 1982. No entanto, apesar do fim do império, muitos dos principais territórios continuam ainda hoje sob a alçada do Reino Unido.
Tal como os impérios predecessores, o Império Britânico também viu o seu fim. Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos dos estados-membros do império viram-se descontentes com a dívida causada pela guerra, causando fricção com o reino de Isabel II.
Vem descobrir!
No dia 13 de junho estreia “Apocalipse dos Impérios”, a nova série do canal História.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.