Select Page

O fim da escravatura, um marco importante para a história do planeta

A escravatura teve um peso importante na história e Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição celebra o seu fim.

No dia 23 de agosto é lembrado o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, uma data importante que lembra as atrocidades cometidas por gerações de colonialistas e os crimes cometidos por estes contra as populações autóctones.

A data surgiu como lembrança da revolução de São Domingos, decorrida na noite de 22 para 23 de agosto de 1791, sendo considerada por muitos como o início do fim da escravatura.

Através desta revolução, a ilha do Haiti tornou-se o ponto de partida para uma reviravolta que viria a mudar toda a história da humanidade, servindo como o acender do rastilho que levou à “abolição do tráfico transatlântico de escravos” como refere Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.

UMA DATA A RECORDAR

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) caracterizou esta como uma data a lembrar, estabelecendo uma celebração anual que tem como objetivo sensibilizar a população para as dificuldades passadas pelos povos africanos ao longo da história e homenagear todos aqueles que sofreram ou ainda sofrem com a escravatura.

Ao longo dos últimos anos, a ONU tem lembrado esta data com diversas iniciativas, como o projeto “A Rota dos Escravos”, como ferramenta de reflexão da história e dos erros do passado.

Foto de Emmanuel Joseph, via Pexels

Esta data especial foi celebrada pela primeira vez em 1998, no Haiti, onde foram realizados diversos eventos, levando a uma expansão para outros territórios como o Senegal e até a França.

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Após a revolução de São Domingos, a abolição da escravatura ganhou novo fôlego, tornando-se o foco central de muitas comunidades um pouco por todo o planeta. O movimento do abolicionismo percorreu diversos continentes durante o século XVIII, mas em muitos países só alcançou o impacto pretendido em meados do século XIX.

Em Portugal, a abolição da escravatura foi conseguida gradualmente, tendo começado em 1570, com a proibição de tráfico de Ameríndios, seguindo-se a proibição de venda de asiáticos em 1595 e por fim de africanos em 1761, antes mesmo da revolução no Haiti.

Já o resto da Europa só começa a implementar leis contra a escravatura a partir de 1792, com a Dinamarca na liderança, seguindo-se Espanha em 1820 e a Holanda em 1821.

Por fim, em 1865 chega a vez dos Estados Unidos da América, com a criação da terceira emenda constitucional, estabelecida por pressão de Abraham Lincoln. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.