Select Page

Catástrofes tecnológicas

A Engenharia construiu o nosso mundo moderno. Existe tudo, desde arranha-céus a estradas e às viagens de avião, graças à Engenharia.

Mas o que acontece quando tudo corre muito mal em termos de Engenharia? “Catástrofes Tecnológicas” ultrapassa os títulos de primeira página para revelar o que aconteceu realmente nos acidentes de Engenharia mais famosos. O que provocou a queda de um palco exterior em Indiana que tirou a vida a sete pessoas? Como é que uma coleção de Corvettes clássicos desapareceu sem deixar rasto? Por que razão a fuselagem de um avião abriu ao meio em pleno voo? Qual a razão da queda de um estádio coberto?

Cada episódio de uma hora conjuga entrevistas de especialistas e testemunhas, imagens computorizadas de última geração e imagens dramáticas do “momento da tragédia” para contar a história por detrás dos acidentes de Engenharia mais dramáticos do mundo?

PRESA SOB SEATTLE
Porque terá o Voo 214 da Asiana, completamente lotado, aterrado atabalhoadamente na pista do Aeroporto Internacional de São Francisco? As famílias de três dos mortos pretendem respostas. E o que desencadeou uma enorme explosão numa central química às portas de Wichita, no Kansas? Engenheiros químicos e investigadores procuram pistas, e descobrem que o mesmo perigo existe no resto da América. Depois, há perigosas crateras em 20% dos EUA. Não haverá nada que os engenheiros geotécnicos possam fazer para proteger imóveis e pessoas? E da próxima vez que fizer um cruzeiro, ajuda saber o que pode correr mal, com base num terrível incêndio em alto mar, a bordo do “Carnival Triumph”. Mas poderão os grandes navios ser alterados para evitar inferno idêntico? Por fim, um pouco por todos os EUA, há infraestruturas básicas a ruir. Um mega túnel em Seattle é apenas um dos exemplos. Mas como podem os engenheiros concluir os arranjos, quando a maior ferramenta do mundo está presa debaixo do solo?
Segunda-feira 5, 22h

TAMPAS DE ESGOTO EXPLOSIVAS
Neste episódio, um moderno jacto de passageiros despenha-se com 228 pessoas a bordo. Uma refinaria de petróleo do Utah explode, destruindo mais de 100 habitações. Por todos os EUA, há tampas de esgoto que saltam, matando pessoas e destruindo bens materiais. Um comboio de mercadorias carregado de carvão descarrila, soterrando duas mulheres sentadas perto da linha. E uma simples viagem de elevador acaba em morte.
Segunda-feira 5, 22h45