Select Page

Etiquetados

Este programa explora os temas, os estereótipos, preconceitos, TAGS, implantados em nossa sociedade. Homem usa-los todos os dias. Percebemos o mundo através deles. Nada escapa do processo de rotulagem; ou pessoas, ou instituições ou mesmo países. Mas, elas são reais? Eles são infundadas? É verdade? Só que a história tem a resposta.

 

SUPERSTICIOSOS E FANÁTICOS

Costumam pensar que os do Sul têm mais tendência para a superstição. Visualizamos o século XVII e pensamos em inquisidores intolerantes, em perseguições religiosas e atos de fé. Comprovaremos que as poucas perseguições que houve na península por motivos supersticioso, sobretudo em comparação com o resto da Europa. E descobrimos os motivos, na realidade políticos, do confronto com outras confissões.

Sexta-feira 3, 23h30

BOÉMIOS MELANCÓLICOS

Descobriremos que a famosa melancolia portuguesa é só uma interpretação, divulgada por diplomáticos estrangeiros no século XVIII, descrevendo tendenciosamente a atitude dos portugueses face à perda de peso político na Europa. Desta forma, veremos que a festividade espanhola é, na realidade, uma defesa das tradições nacionais perante alguns monarcas de origem francesa que governaram num período repleto de sóbrios profissionais, exploradores e cientistas.

Sexta-feira 3, 23h55

 

REPÚBLICA DAS BANANAS

Ao contrário dos que pensam que, na Península, somos incapazes de ter governos eficientes e estáveis, mostraremos que, na realidade, foram as terríveis repercussões das guerras internacionais em solo ibérico que impediram Portugal e Espanha de alcançar no século XIX a estabilidade política de que gozam no século XX.

Sexta-feira 10, 23h30

 

OS DESOCUPADOS DO SUL

Descobriremos que os habitantes da Península não são uns desocupados. E que as condições de desemprego e endividamento atuais não têm que ver com a capacidade de trabalho, histórica ou atual, dos povo português e espanhol.

Sexta-feira 10, 23h55