Select Page

O grito do Ipiranga deu a Independência ao Brasil

A Independência do Brasil celebra a 7 de setembro de 2025 o seu 203.º aniversário. 

A 7 de setembro de 1822, nas margens do rio Ipiranga, decorreu um dos episódios mais memoráveis da história do Brasil, que viria a mudar drasticamente a relação da então colónia com Portugal. 

Naquele que começara como um dia como qualquer outro, D. Pedro, responsável por governar o Brasil em representação do seu pai, o rei D. João VI, viu os seus poderes reduzidos pela corte de Portugal. D. Pedro viria assim a orquestrar a separação imediata entre o Brasil e Portugal. No entanto, embora se tenha tornado um ícone do movimento, D. Pedro nunca terá, realmente, declarado a famosa expressão “independência ou morte”. 

Um grito distante

O grito do Ipiranga

Foto de Sonny Vermeer

Embora a declaração de D. Pedro tenha tido efeito quase imediato em território brasileiro, a verdade é que o grito do Ipiranga demorou a ser ouvido em Portugal. A declaração de independência do Brasil só chegaria a território nacional cerca de 2 meses mais tarde. Além disso, Portugal só viria realmente a reconhecer o novo estatuto do território em 1825 após o pagamento de uma indemnização. 

Mais ficção do que realidade

O grito do Ipiranga

Foto de Waldir Évora

A resposta de D. Pedro às ações da corte de Portugal, que viriam a culminar no grito do Ipiranga, não é muito clara. Muitos dos documentos históricos referentes à declaração de independência são atualmente considerados mais ficção do que facto pelos historiados, levando a muitas dúvidas sobre o desenrolar da independência. Exemplo disso é a famosa pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. 

A obra de arte não só foi pintada na Europa, e não no Brasil, mas foi também concebida 4 anos após a declaração de 7 de setembro de 1822. No quadro D. Pedro é visto montado num cavalo imponente, enquanto na realidade estaria sobre um burro. Além disso, o regente e as suas tropas são ilustradas de uniforme, mas na realidade estariam vestidos como agricultores. 

Lembra-te!

Dia 7 de setembro, celebram-se 203 anos desde a Independência do Brasil. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.