Select Page

Hitler: Uma Vida em Imagens no Canal História, 80 anos após a sua morte

No dia 30 de abril, o Canal História dá destaque aos 80 anos da morte de Adolf Hitler com a estreia de “Hitler: Uma Vida em Imagens”. 

Adolf Hitler foi uma das figuras mais polémicas do século XX, tendo chegado à ribalta após se ter autoproclamado como salvador da Alemanha. No pós-Primeira Guerra Mundial o país caiu num severo período de recessão que levou a população a passar por dificuldades. O fim do conflito trouxe até ao país problemas económicos e políticos que geraram muito descontentamento entre os civis, o que levou ao aparecimento de uma forte onda de nacionalismo e populismo. 

Em “Hitler: Uma Vida em Imagens”, temos oportunidade de conhecer um pouco melhor esta figura controversa, explorando a sua infância, passando pela sua paixão pela arte, mas sem esquecer o final da Primeira Guerra Mundial e a sua ascensão ao poder. 

Hitler perante o povo

Hitler demarcou-se por entre os demais candidatos a liderar o país devido aos seus excelentes dotes oratórios, mas também devido à sua capacidade para utilizar as mais recentes tecnologias para fazer a sua presença ser sentida por todo o país. Estes métodos permitiram-lhe manipular com alguma facilidade aqueles à sua volta, apostando em apontar um inimigo comum a todos os males do povo alemão da altura. 

A chegada a líder do NSPAD, ou Partido Nazi, viria a tornar-se um dos marcos mais importantes da sua carreira política, tornando um pequeno partido de direita desconhecido por muitos, numa das forças políticas mais influentes do mundo. Hitler utilizou a sua popularidade crescente para guiar o país em direção a uma nova guerra, utilizando a sua retórica populista para propagar a mensagem da soberania da raça ariana e justificando a invasão dos países vizinhos com a perseguição aos judeus. 

Hitler - Uma Vida em Imagens no Canal História

80 anos depois

A sua retórica e ideologia racial ainda hoje se faz sentir um pouco por todo o mundo, causando conflitos mesmo 80 anos após a sua morte. Adolf Hitler morreu a 30 de abril de 1945, na reta final da Segunda Guerra Mundial, quando se tornou claro que a sua influência estava a fraquejar, e os esforços de guerra dos Aliados se estavam a revelar vitoriosos. O ditador da Alemanha suicidou-se juntamente com Eva Braun no búnquer onde se refugiavam, de modo a evitar a captura. 

Através de 4 episódios, a série “Hitler: Uma Vida em Imagens” revela os momentos mais importantes da vida de Adolf Hitler, utilizando imagens de arquivo de Heinrich Hoffmann, o fotógrafo oficial do ditador, para dar aos espectadores uma visão mais profunda da vida pública e privada do infame ex-líder da Alemanha. 

Lembra-te!

“Hitler: Uma Vida em Imagens” estreia no Canal História no dia 30 de abril, pelas 17h30.

Descobre também outras novidades no nosso blogue.