Select Page

Jesus: Segredos de Família, a história de um messias

Dia 17 de dezembro, o Canal História estreia a série “Jesus: Segredos de Família”, pelas 22h15. 

Todos nós já ouvimos a história de Jesus Cristo, quer acreditemos nela ou não, a sua jornada é uma presença constante nas nossas vidas, sendo até um ponto de referência para a contagem dos anos. Em 2013, a revista Times nomeou Jesus como a figura mais influente da história, sendo responsável por guiar milhões de pessoas por todo o mundo. 

A sua presença na cultura ocidental é inegável, a sua imagem e existência são celebradas, tanto no Natal como na Páscoa, e as suas mensagens são partilhadas um pouco por todo o globo, seja como inspiração para o bem, seja como justificação para o mal. 

A origem do messias 

A história do nascimento de Jesus é conhecida por quase todos. Fruto de uma imaculada conceção, Jesus foi um presente de Deus a Maria, tendo sido enviado até ela por um anjo. O seu nome foi escolhido pelo anjo, apesar disso, os historiadores acreditam que este se tratava do nome mais comum da altura. 

Após o conflito dos seus pais com Herodes, Jesus Cristo acabou por crescer numa família numerosa, possuindo diversos irmãos e irmãs frutos do relacionamento de Maria e José, este é um facto que é pouco conhecido mesmo pelos mais devotos crentes na religião cristã.  

O seu nome não é Cristo 

Apesar de ser conhecido pelo mundo fora como Jesus Cristo, este não era o seu apelido. Há 2000 anos, as pessoas eram conhecidas apenas pelo seu primeiro nome, utilizando os seus laços de familiaridade para se distinguirem. Ou seja, Jesus Cristo era conhecido como Jesus, filho de José. Cristo é na verdade apenas um título que lhe foi atribuído, tendo origem na palavra grega Christos, que significa “O Escolhido”.  

O desaparecimento do escolhido 

Nos seus primeiros anos de vida, aconteceu Jesus desaparecer sem deixar rasto, levando à mobilização de uma grande quantidade de civis para descobrir o seu paradeiro. Jesus acabaou por ser encontrado três dias depois, num templo em Jerusalém a conviver com os professores que por lá estavam. 

A realidade de Jesus 

Apesar de a sua existência ser questionada por muitos, os historiadores encontraram diversas evidências de que Jesus Cristo não foi apenas criado como uma personagem de ficção para inspirar e servir como guia moral. Documentação da altura, externa à religião cristã, revela que Jesus foi uma figura histórica, tendo influenciado o povo ao seu redor.  

Jesus Segredos de Família

A relação com Maria 

Alguns documentos do início do primeiro milénio indicam que a relação de Maria Madalena e Jesus foi mais além do que aquela descrita na Bíblia, sendo mesmo referido que os dois mantinham uma relação de marido e mulher. Esta é uma posição muito debatida entre crentes e agnósticos, apesar de muitos acreditarem que Jesus favorecia a companhia de Maria em relação a outros.  

A ressurreição 

Muitos investigadores acreditam ter desvendado a verdade por detrás da misteriosa ressurreição de Cristo, especulando que Jesus terá apenas desmaiado durante a sua crucificação, levando os soldados romanos a acreditar na sua morte e removendo-o da cruz e colocando-o na sepultura onde viria a acordar mais tarde. 

Vem descobrir! 

Jesus: Segredos de Família” estreia no Canal História no dia 17 de dezembro, pelas 22h15. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.