Dennis Quaid apresenta “Maravilhas Sagradas com Dennis Quaid” no Canal HISTÓRIA, a partir de 7 de abril, todas as segundas às 22h15.
O mundo está cheio de verdades escondidas que os historiadores procuram desvendar com as suas investigações. Muitos desses mistérios estão relacionados com a religião, ganhando forma em lendas e relíquias espalhadas um pouco por todo o mundo.
Em “Maravilhas Sagradas com Dennis Quaid“, Dennis Quaid leva-nos numa jornada pelo mundo e pela história, onde temos oportunidade de peças enigmáticas, que se revelam verdadeiros símbolos da intervenção divina no planeta. Com o passar de cada episódio, os espectadores são presenteados com uma nova narrativa, que inclui reconstituições e entrevistas com peritos e investigadores.
O corpo de São Francisco Xavier
São Francisco Xavier foi um missionário do século XVI enviado pela igreja católica para passar a palavra da religião por Goa, na Índia, tendo ainda pregado pelo Japão e pela China. Após a sua morte, o corpo de São Francisco Xavier tornou-se um símbolo do sucesso da sua missão, estando em exposição na Basílica do Bom Jesus em Goa, desde 1637.
A importância do missionarismo de São Francisco Xavier é de tal forma importante que, pedaços do seu corpo foram desde então distribuído por várias das regiões onde pregou, como Roma e Macau.
Sudário de Turim
O Sudário de Turim é considerado por muitos uma das relíquias sagradas mais importantes da história, no entanto, a sua autenticidade é ainda hoje disputada pela própria Igreja. O Santo Sudário é um pedaço de tecido feito de linho, que exibe o que muitos acreditam ser a imagem de Jesus marcada na sua superfície. Os teólogos acreditam que este artefacto é parte do tecido utilizado para cobrir o corpo de Jesus Cristo após a Crucificação.
Descoberto durante a Idade Média, o Sudário tem criado diversos debates ao longo da história, causando muitos argumentos sobre a sua autenticidade. Exemplo disso é o Vaticano que, após realizar diversos testes com resultados inconclusivos, continua a opor-se à adoração do artefacto pelos fiéis católicos.
O dente de Buda
Não é só a religião cristã que utiliza artefactos como forma de lembrar ou provar a sua fé. Em Kandy, no Sri Lanka, é possível encontrar aquele que muitos historiadores acreditam ser um canino de Buda, retirado do seu corpo após a sua cremação em 543 a.C. O dente está atualmente em exposição no templo apropriadamente batizado como “Templo do Dente”.
Segundo a lenda local, o canino foi o único vestígio deixado no local após a cremação dos restos mortais de Buda. No entanto, este símbolo é mais do que um artefacto religioso, sendo também um sinal de poder político, uma vez que se acredita que o detentor do dente tem o direito a governar toda a ilha, o que já deu origem a vários conflitos.
Relíquias de Maomé
Istambul é um local rico em relíquias associadas a Maomé, mas nenhuma se iguala à sua famosa pegada, uma vez que o caminho que percorreu é ainda hoje adorado e celebrado. Existem vários exemplares da pegada de Maomé espalhados pelo Médio Oriente, mas a que se encontra no Palácio de Topkapi é a mais famosa, partilhando o museu com uma carta escrita pelo próprio, a sua espada, arco e pedaços de cabelo da sua barba.
Dennis Quaid utiliza o seu talento e versatilidade, para nos dar a conhecer diversas “Maravilhas Sagradas” que ainda hoje desafiam a fé e a devoção de muitos membros da comunidade científica.
Não percas!
Dia 7 de abril, pelas 22h15, estreia no Canal HISTÓRIA série “Maravilhas Sagradas com Dennis Quaid“.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.