Select Page

Desvenda os mistérios das Maravilhas do Mundo Antigo com o Canal História

As Maravilhas do Mundo Antigo estão em destaque no Canal História, com uma nova série documental em exibição, todas as terças-feiras de maio, pelas 22h15. 

As sete Maravilhas do Mundo Antigo são feitos arquitetónicos que deixaram a sua marca na história, inspirando gerações de arquitetos e servindo de base para muitas construções atuais. A utilização de técnicas de  construção impressionantes, que ainda hoje são capazes de rivalizar com construções modernas, tornaram estas obras em construções que merecem ser lembradas e estudadas. 

Destas sete históricas construções, apenas uma se mantém ainda nos dias de hoje, as Pirâmides de Giza, o que torna a sua existência ainda mais valiosa para os apreciadores de arquitetura.

GRANDE PIRÂMIDE DE GIZA

Construída em Giza em 2584 a.C., as pirâmides são um conjunto de túmulos dedicados aos faraós de uma das eras mais ricas do Antigo Egipto. A Grande Pirâmide, com 146 metros de altura, serviu como local de repouso ao faraó Khufu e aos seus seguidores, como era tradição na altura.

A construção é composta por 2,3 milhões de pedras, cada uma pesando mais de 80 toneladas. Grande parte do revestimento externo foi saqueado ou reutilizado na construção de outras obras na região nos séculos que se seguiram, incluindo o pináculo revestido a ouro que se acredita ter permanecido no topo da estrutura.

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÓNIA

A existência dos Jardins Suspensos da Babilónia continua a ser questionada ainda nos dias de hoje, mas acredita-se que a obra terá sido desenvolvida pelo povo da Babilónia em meados do ano 600 a.C., e construída onde atualmente se situa o Iraque.

Os jardins consistiam de várias plataformas com uma arquitetura que lembra o estilo greco-romano, populado por vários tipos de vegetação e animais. A sua existência é mencionada em vários documentos históricos, e a sua representação é frequente na arte local, no entanto, são desconhecidas as causas que levaram à sua destruição.

FAROL DE ALEXANDRIA

Uma das construções extintas mais famosas da história é o icónico Farol de Alexandria, construído em 280 a.C. na Ilha de Faros. O edifício de 137 metros serviu a serviu a sua função durante vários séculos, tendo sido reparado por várias vezes devido a danos causados pelos frequentes terramotos da região.

O farol de Alexandria acabou por ser abandonado em 1323, acabando por ser completamente destruído em 1480.

TEMPLO DE DIANA

O templo de Diana ou templo de Artémis, como é mais conhecido, é considerado como uma das maiores obras religiosas da era greco-romana. Construído em 550 a.C., o projeto estava localizado em Éfeso, na atual Turquia.

Maravilhas do Mundo Antigo

Concebido por Quersifrão, e pelo filho Metágenes, a obra era composta por 127 colunas de estilo clássico com mais de 20 metros de altura e demorou vários anos a terminar. Atualmente, apenas uma única coluna original permanece no local onde a Maravilha do Mundo Antigo outrora se ergueu.

ESTÁTUA DE ZEUS EM OLÍMPIA

A Estátua de Zeus na cidade de Olímpia, na Grécia, foi construída em 435 a.C., e mais tarde desmontada e reconstruída em Constantinopla onde permaneceu até à sua destruição num incêndio. 

Maravilhas do Mundo Antigo

A obra representa a figura de Zeus, o deus de todos os deuses e foi construída utilizando marfim e ébano, sendo louvada não só pelos seus impressionantes 15 metros de altura, mas também pela sua precisão e atenção ao detalhe.

MAUSOLÉU DE HALICARNASSO

Sátiro e Pítis foram os indivíduos responsáveis por desenvolver aquela que se viria a tornar numa das Maravilhas do Mundo Antigo. O túmulo de Mausolo é mais uma obra de estilo clássico da era greco-romana a deixar a sua marca no mundo da arquitetura. 

Maravilhas do Mundo Antigo

Localizado na Turquia atual, o mausoléu foi erguido em 321 a.C. e contou com a colaboração de quatro escultores gregos, Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo, que criaram os relevos que revestiam as paredes do edifício.

COLOSSO DE RODES

O Colosso de Rodes foi uma das maiores estátuas construídas na altura, com um total de 33 metros. Edificada em 280 a.C., a estátua de bronze representava o deus do Sol, Hélios, e dava as boas-vindas aos visitantes que chegavam por mar à cidade de Rodes.

Maravilhas do Mundo Antigo

De todas as maravilhas do mundo antigo, o colosso é o que menos tempo esteve de pé, tendo colapsado 54 anos após a sua construção, por um terramoto, permanecendo derrubada durante os 800 anos que se seguiram até ser derretida em 653 pelas forças de Moáuia I.

Lembra-te

O mundo esconde um número infindável de maravilhas, mas estas grandes obras tornaram-se em Maravilhas do Mundo Antigo e chegam ao Canal História já no dia 14 de maio, pelas 22h15.

Descobre também outras novidades no nosso blogue.