Select Page

O livro dos segredos

A História dos EUA pode ser contada de diversas formas. Grande parte dela está bem documentada e amplamente acessível, mas existe um outro lado, envolto em secretismo e ocultado do público. É esse que pretendemos revelar.

É uma das organizações mais secretas dos EUA – uma religião baseada nas revelações cósmicas de um génio inspirado, que conta com mais de 100 mil fiéis seguidores em todo o mundo. Iremos revelar as suas origens ocultas, a sua doutrina rígida, a sua linguagem secreta e o fascínio das celebridades pela rica e influente instituição. Ex-cientologistas falam do que os atraiu à igreja… e do que os fez abandoná-la. Jenna Miscavige Hill, sobrinha do atual líder da Cientologia, David Miscavige, descreve as suas difíceis experiências dentro da organização. Mark Rathbun, ex-administrador da igreja, mostra-nos a mais venerada tecnologia espiritual da Cientologia – o “E-Metro”. E o guardião Tony Ortega explica-nos o que atrai novos membros à instituição. Fique a saber por que alguns veem na Cientologia uma opção espiritual e outros, o caminho para a ruína.

Domingo 7, 22h.

Este episódio põe a nu os métodos de vigilância secretos que o Governo e as grandes empresas utilizam para observar, monitorizar e registar todos os nossos movimentos. Os informadores governamentais Thomas Drake e Jesselyn Radack revelam como, depois do 11 de setembro, a Agência de Segurança Nacional resolveu passar a verificar a correspondência dos Americanos. O documentarista Cullen Hoback explica como o Governo se aliou às grandes empresas de Silicon Valley, como o Facebook ou o Yahoo, para recolher dados sobre todos os cidadãos americanos. E o ex-pirata informático Sammy Kamkar diz-nos como alguém pode vigiar-nos mesmo a partir de nossa casa. Drones telecomandados, emails monitorizados e armazenados, registos de telemóveis seguidos e analisados… Na actual era digital, estará extinto o conceito de privacidade? Há quem creia que o Big Brother já está entre nós… e que a vigilância secreta dos cidadãos americanos ainda mal começou.

Domingo 14, 22h.

Dissidentes políticos… armados para matar. Intrusos sociopatas… cheios de ódio. Fanáticos religiosos… que planeiam a destruição em massa. Todos eles “escondidos” entre nós. Mas quem são esses assassinos, e haverá forma de os deter? Este episódio aborda o mundo do terrorismo em solo americano, e revela o que as autoridades estão a fazer para travar esses grupos radicais. Michael Downing, vice-comandante da Divisão de Antiterrorismo da Polícia de Los Angeles, revela as táticas de recrutamento de terroristas nas cadeias americanas. Sean Murphy, ex-sargento da Polícia do Massachusetts, relata-nos a caça aos bombistas da Maratona de Boston. E a jornalista Laura Sullivan diz-nos como os novos terroristas podem ser os nossos vizinhos. Estimando-se haver dezenas de milhares de terroristas a operar nos EUA, poderão os Americanos alguma vez voltar a desfrutar da paz e da segurança que outrora tomaram por certas? Haverá hipótese de vencer a chamada “guerra ao terrorismo”?

Domingo 21, 22h.

Ouro. É um dos metais mais preciosos do mundo – um bem tão raro que há quem faça de tudo para o conseguir. Mas quem estabelece o seu valor? E quais os métodos secretos para o controlar? Conheça o mundo clandestino que envolve este tão cobiçado metal. Quanto ouro possuem, na realidade, os EUA? E onde está guardado? Estará o Governo americano a inflacionar a sua reserva de ouro para dar a ilusão de superioridade financeira? O ex-secretário do Trabalho dos EUA, Robert Reich, fala do padrão-ouro e da possível manipulação dos mercados de bens. Peter Schiff, presidente da Euro Pacific Precious Metals, explica como o ouro poderia substituir os cartões de crédito. E o escritor Matthew Hart conta como os EUA armazenam ouro de outros países… embora os cofres da reserva de ouro federal possam hoje estar em falta.

Domingo 28, 22h.