Desvenda “Os Maiores Mistérios da História” com os novos episódios da série no Canal História.
O Santo Sudário, ou o Sudário de Turim, é um dos itens históricos que mais questões tem levantado ao longo dos séculos. Este pedaço de tecido feito de linho é considerado por muitos teólogos como parte do tecido utilizado para cobrir o corpo de Jesus Cristo após a Crucificação.
Porém, após séculos de veneração, este pequeno pedaço de linho chocou o mundo em 1898 aquando da descoberta de uma imagem no seu interior que se assemelha às representações religiosas da figura religiosa.
A ciência da fé
Realizando teste com negativos de fotografia, Secondo Pia revelou a imagem escondida ao fotografar o Sudário, aprofundando ainda mais a crença de fiéis católicos de que o pedaço de tecido se trata mesmo daquele utilizado por Cristo.
Já a origem das marcas continuam a ser um verdadeiro mistério. O autor Antero de Frias Moreira afirma nos seus estudos sobre o artefato que esta “não é uma imagem de contacto”, garantindo tratar-se sim de algo mais profundo que “a ciência não consegue explicar”.
Foto de Rodolfo Clix, via PexelsRelíquia ou fraude?
Com mais de 4 metros de comprimento e 1,10 metros de largura, este pedaço de tecido continua a ter uma origem muito misteriosa, mesmo após vários séculos de estudos e análises. Os primeiros registos da sua existência na história remontam ao ano de 1354, quando foi exibido ao público num colégio religioso francês.
Foi após esta primeira exibição, já no ano de 1389, que Pierre d’Arcis, o bispo de Troyes, classificou a relíquia como uma falsificação. Desde então, o Sudário de Turim permanece às margens da religião católica, continuando a ser alvo de adoração de muitos fiéis, apesar de não ser reconhecido pelo Vaticano.
Contudo, em 1988 o artefato passou por mais um desafio à sua autenticidade após a concretização de testes de datação por radiocarbono. Os resultados destes testes remetem a origem do tecido para o período da Idade Média, entre 1260 e 1390, impossibilitando a sua conexão com Jesus Cristo.
Mesmo com evidências contraditórias, O Santo Sudário permanece um dos maiores mistérios da história, sendo alvo de veneração por uns e ceticismo por outros.
Vem descobrir!
O Sudário de Turim é um dos grandes mistérios do mundo que podes desvendar no Canal História.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.