Select Page

Origem e Tradições das Festas dos Santos Populares em Portugal

Em Portugal, durante o mês de junho, ocorrem as Festas dos Santos Populares, eventos tradicionais e animados. Estas festividades têm raízes no solstício de verão, quando as antigas comunidades europeias celebravam a chegada da estação com fogueiras. No país, as principais comemorações são realizadas nos dias 13, 24 e 29 de junho, dedicados a Santo António, São João e São Pedro, respectivamente.

Santo António, também conhecido como o “santo casamenteiro”, nasceu em Lisboa e ficou famoso por ajudar uma jovem a casar. Dedicou-se à pregação das escrituras e morreu aos 36 anos, em 13 de junho de 1230. Anualmente, no dia 13 de junho em Lisboa, são proporcionados a diversos casais os casamentos de Santo António. Há também as famosas marchas populares, onde pessoas de todas as idades vestidas a rigor desfilam pela Avenida da Liberdade, com arcos na mão, música e coreografias.

As Festas de São João são especialmente celebradas no Porto, mas também ocorrem noutras cidades como Braga e Almada. São João Baptista nasceu perto de Jerusalém e é mencionado nos Evangelhos da Bíblia. O dia 24 de junho marca o seu nascimento, considerado um verdadeiro milagre. As festividades de São João são marcadas essencialemnte por balões de ar quente, martelinhos e alho-porro.

São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica, é homenageado em diversas cidades portuguesas, incluindo Sintra, Évora e Póvoa de Varzim. O dia de São Pedro também é conhecido como o Dia do Papa. As festas em sua honra incluem balões, caldo verde, vinho e outros elementos tradicionais.

As festas dos Santos Populares são marcadas por tradições únicas, que dão vida e cor a essas celebrações: As ruas enchem-se de vida com arraiais, bailaricos e fogo-de-artifício. Outras tradições incluem saborear sardinhas assadas, cultivar manjericos, brincar com martelinhos e saltar por cima de fogueiras.