O Canal História exibe o mundo da Máfia com “Padrinhos Americanos: As Cinco Famílias”, dia 14 de outubro, pelas 22h15.
A máfia americana é um grupo de crime organizado, que teve origem no século XIX através da união de várias famílias de origem italiana de baixo estatuto financeiro. Porém, o conceito de máfia tem origens muito mais antigas, havendo registos da sua existência em Sicília, na Itália, durante a Idade Média.
Muitos historiadores acreditam que a máfia italiana teve origem numa sociedade secreta, criada para combater as invasões conduzidas por povos como os normandos e espanhóis. Na altura, a máfia era vista como um exército privado, conhecido como “mafie”, que era contratado pelos senhores ricos para proteger as suas terras e famílias.
Séculos mais tarde, o sonho americano levou centenas de italianos a viajar para a América do Norte com as suas famílias, em busca de novas oportunidades de riqueza, algo que se revelou uma tarefa impossível de alcançar, devido à xenofobia e à burocracia imposta pelos governos. Foram estas dificuldades em se estabelecer no Novo Mundo que levaram à união de várias famílias para a criação da famosa máfia americana.
Um negócio de família
O regime fascista de Benito Mussolini e a Segunda Guerra Mundial deram origem a um novo êxodo de italianos em direção às Américas, levando ao fortalecimento da máfia americana que, apesar de se dividir em várias famílias do crime independentes, conseguiu tornar-se numa das forças criminosas mais poderosas da história.
Apesar do seu foco na família, contando com uma hierarquia forte e centrada nas ligações de sangue, a máfia americana conseguiu ir mais além e ter um grande impacto na política, assumindo o controlo não só de figuras responsáveis por decisões políticas, mas também de grande parte das forças policiais, o que levou a que tivessem um domínio longo e sem grande oposição.
A queda do crime organizado
O aparecimento dos cartéis com origem na América do Sul testemunhou a queda do rico império estabelecido pela máfia americana, levando à perda de lucratividade e à perda de território, que começou a ser dominado pelas organizações criminosas apoiadas pelos cartéis.
Para além disso, durante as últimas décadas do século XX a máfia americana perdeu o controlo do governo e das forças policiais, levando ao aparecimento de várias investigações, principalmente na década de 60 e 70, que causaram o encarceramento de alguns dos principais líderes das organizações criminosas, que culminou no Julgamento da Comissão da Máfia, em 1985, com a condenação de Anthony Salerno (Família Gambino), Paul Castellano (Família Genovese) e Anthony Corallo (Família Bonanno), entre outros.
Lembra-te!
“Padrinhos Americanos: As Cinco Famílias” estreia no Canal História, dia 14 de outubro, pelas 22h15.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.