A primeira visita de um Papa à América Latina aconteceu neste dia, no ano de 1968. Nesta data, o Papa Paulo VI chegou a Bogotá, na Colômbia, cinco anos depois de ter sido eleito no dia 21 de junho de 1963, após a morte do seu sucessor, João Paulo XXIII. O italiano e arcebispo Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini escolheu para o seu papado o nome do apóstolo Paulo, que, com suas epístolas e viagens missionárias, procurou ampliar o alcance da Igreja.
Conhecido como o “Papa Peregrino”, foi o primeiro a andar de avião e, além da América Latina, foi pioneiro em andanças pela Ásia, África e sede da ONU, dedicando-se a lutar pela paz e desenvolvimento do então chamado “Terceiro Mundo”.
Paulo VI também usou os meios de comunicação de massa para divulgar o seu pensamento e participou ativamente na resolução dos problemas da sua época. Em 1964, menos de um ano depois de ser eleito Papa, Paulo VI foi à Terra Santa para fazer uma política de reaproximação com outras religiões. O Pontífice ocupou o cargo até à sua morte, no dia 6 de agosto de 1978.