Select Page

Quem foram, realmente, os ‘Sacanas sem Lei’?

Quase tudo em que Quentin Tarantino toca converte-se em sucesso. Contudo, o cinema não é uma das fontes mais fiáveis para aprender história.

Estamos a falar do caso das X Troop, mais conhecida pelo seu papel no filme ‘Sacanas Sem Lei’, no qual ficou encarregue de realizar variadas missões arriscadas, incluindo algumas missões suicidas. As X Troop foram importantes como veículos de informação e sabotagem durante a Segunda Guerra Mundial. Outras ações vitais das mesmas estão ligadas ao prelúdio do desembarque da Normandia.

O esquadrão foi fundado no ano de 1942 em Inglaterra e foi dirigido pelo capitão Bryan Hilton Jones. Foram, precisamente, os ingleses que o souberam aproveitar e canalizar a ira e a sede de vingança dos jovens judeus (alemães e austríacos), exilados no seu país, devido às perseguições mortais dos nazis.  

Mais de dez mil pessoas alistaram-se para fazer parte dos ‘Sacanas Sem Lei’. Contudo, apenas mil conseguiram passar no processo de seleção e, por fim, 88 homens foram estabelecidos no pelotão definitivo da mítica tropa. O processo de treino foi especialmente severo, obrigando os escolhidos a livrarem-se de todo e qualquer documento que pudesse revelar a sua identidade. Dos 88 iniciais, menos de metade (40 soldados) sobreviveram ao final da guerra.

Este grupo não era mais do que um comando clandestino. De facto, até aos anos 60 não foram desclassificados os documentos que demonstravam e explicavam a sua existência. Era assim que as suas vivências seriam relatadas. Um dos integrantes, Peter Masters, explicou todo o processo no seu livro Stricking Back: “Depois de deixar a praia (Normandia), chegamos, de bicicleta, à aldeia de Benouville. Tudo estava tranquilo, até que um companheiro nosso, que andava um pouco mais à frente do pelotão, foi atingido por uma bala inimiga na cabeça. O capitão ordenou-me que o substituísse. Antevia uma sentença de morte mais que provável, mas acedi. Enquanto caminhava pela estrada, comecei a vociferar em perfeito alemão: “Rendam-se todos e saiam daí! Estão completamente cercados e não têm escape”. Contudo, nunca foram utilizados tacos de basebol, não foram cortados escalpes, nem nada do género, como narrava Tarantino no seu filme.

O apelido de ‘Sacanas Sem Lei’ existe porque os soldados alemães os consideravam sacanas e porque uma ordem de Adolf Hitler, em 1942, ordenou o seu fuzilamento imediato.

Em setembro de 1945, o comando foi dissolvido. Não obstante, os poucos sobreviventes que sobraram decidiram continuar a lutar contra grupos de resistência nazi em território alemão. Outros procuraram criminosos de guerra por todo o mundo ou traduziram documentos, durante o término da guerra.

Se esta informação te interessa, não perdas a estreia na próxima segunda, 23 de maio, às 22h50, de ‘Missões Impossíveis’. A série transportar-te-á para o coração da Segunda Guerra Mundial, pela mão de um grupo de soldados de elite que enfrentaram condições terríveis, para mudar o rumo da guerra.

MISSÕES IMPOSSÍVEIS – PROMO from The History Channel Iberia on Vimeo.