Select Page

Tudo sobre o desfecho da Segunda Guerra Mundial

“Segunda Guerra Mundial: O Desfecho” chega ao Canal HISTÓRIA durante o mês de setembro. 

Em “Segunda Guerra Mundial: O Desfecho”, os espectadores têm oportunidade de explorar aprofundadamente aquele que foi um dos períodos mais negros da história da humanidade. Em setembro de 1939, a Alemanha invade a Polónia, dando origem a um dos conflitos bélicos mais violentos de que há registo. 

A Segunda Guerra Mundial durou seis anos e mudou radicalmente o mapa geográfico da Europa. A guerra viu o mundo dividido entre dois poderes, o Axis, composto pela Alemanha, Japão e Itália, e os Aliados, formados pelo Reino Unido, França, China, União Soviética e Estados Unidos da América. O conflito viria a terminar a 2 de setembro de 1945, celebrando-se este ano 80 anos desde o fim das hostilidades. 

Os principais eventos

Segunda Guerra Mundial: O Desfecho

Os últimos meses do conflito ficaram marcados não só por uma escalada na violência, mas também pela revelação de diversas atrocidades conduzidas pela Alemanha Nazi. Após a descoberta e libertação do campo de concentração de Auschwitz em 27 de janeiro de 1945 pelo exército vermelho, a influência das forças alemãs começou a fraturar-se. 

A divisão criada na liderança Nazi e a constante perda de território para as forças aliadas, culminou com a morte de Adolf Hitler. O ditador tirou a própria vida a 30 de abril de 1945, após fugir com receio de ser capturado pelos Aliados. 

A rendição da Alemanha Nazi foi um dos marcos mais importantes do conflito, permitindo a libertação de milhões de pessoas e o encerramento de vários campos de concentração por toda a Europa. No entanto, o Japão continuou a lutar, levando os EUA a cabo um o bombardeamento atómico em Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto),  culminando na rendição a 2 de setembro. 

No entanto, para a população, o verdadeiro fim da Segunda Guerra Mundial só aconteceu com o início dos julgamentos de Nuremberga. Estes julgamentos levaram à justiça as principais figuras das forças Nazis. 

Consequências que perduram

Segunda Guerra Mundial: O Desfecho

A Segunda Guerra Mundial deixou uma forte marca no planeta, muito devido à perda de quase 60 milhões de pessoas durante o conflito. No entanto, foi o resultado do Holocausto, que viu a morte de 6 milhões de judeus que ainda hoje é lembrado por muitos dos sobreviventes e pelos seus descendentes. 

Após o conflito, o mundo tentou regressar ao normal o mais rápido possível, criando organizações que permitissem unir os países. Uma dessas instituições é a Organização das Nações Unidas que, ainda hoje, têm um papel importante para prevenir conflitos e fomentar a cooperação. 

No entanto, nos anos que se seguiram ao conflito, o mundo viria a passar por um período de grandes tensões, com a divisão ideologia entre a União Soviética e Estados Unidos da América a ganhar protagonismo. Porém, a corrida ao armamento nuclear impediu uma escalada das hostilidades, denominando este período como Guerra Fria. 

Além disso, os grandes poderes da altura testemunharam ainda uma perda de controlo sobre as suas colónias, levando ao desmantelamento de diversos impérios que se estendiam à África e Ásia. 

A Segunda Guerra Mundial não redesenhou apenas os mapas da Europa, mas levou também a uma remodelação profunda de ideologias, economias e a própria ideia de governação global. 

Lembra-te!

Durante o mês de setembro, acompanha “Segunda Guerra Mundial: O Desfecho”, às terças-feiras, pelas 22h15. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.