A inspiradora história de coragem e resiliência de Touro Sentado está a caminho do Canal HISTÓRIA, dia 19 de janeiro, pelas 22h15.
O Canal HISTÓRIA dá a conhecer a vida de uma das figuras mais importantes da cultura nativa e da resistência à expansão dos Estados Unidos da América. Ao longo de várias décadas, Touro Sentado dedicou a sua vida para impedir a colonização dos povos indígenas norte-americanos, preservando assim as suas línguas, culturas e vidas tradicionais.
Os primeiros anos
Líder do povo Lakota, Touro Sentado nasceu entre 1831/1837, na atual Dakota do Sul. Touro Sentado demonstrou ser uma pessoa simples e pacifista desde muito jovem, acabando mesmo por receber a alcunha de “Lento”.
No entanto, aos 14 anos, após demonstrar a coragem que o viria a caracterizar durante o seu tempo como líder, Touro Sentado recebeu finalmente o nome pelo qual viria a ser historicamente conhecido Tȟatȟáŋka Íyotake (Touro Sentado).
Liderança e presença espiritual
Touro Sentado exibiu uma forte perícia militar, combinada com orientação espiritual, o que lhe permitiu tornar-se líder e figura sagrada dos Hunkpapa Lakota durante a sua vida adulta. Ao longo de várias décadas, o líder viria a lutar para preservar a cultura e tradições do seu povo, incluindo a Dança do Sol. Este ritual sagrado permitiu a Touro Sentado ter visões com as quais guiava o seu povo, tanto em batalhas como na diplomacia.
Resistência contra a expansão
Durante o século XIX, Touro Sentado tornou-se a figura central do povo indígena dos Estados Unidos da América, liderando a resistência à expansão orquestrada pelo governo do país. Assim, ele viria a unir os guerreiros dos povos Sioux e Cheyenne em diversos conflitos, como a Grande Guerra Sioux de 1876.
Em 1876, durante a Batalha de Rosebud, Touro Sentado guiou até à vitória uma união de povos nativos contra as forças do General George Crook. Ainda no mesmo ano, no decorrer da Batalha de Little Bighorn, as forças Lakota e Cheyenne derrotaram George Armstrong Custer e as suas forças, guiados por uma visão de Touro Sentado.
O Legado

Após os conflitos e com o fim da era expansionista norte-americana, Touro Sentado refugiou-se no Canadá, regressando apenas com a promessa de paz. No entanto, Touro Sentado viria a falecer em dezembro de 1890, após confrontos com a polícia indígena.
Mais de um século após a sua morte, Touro Sentado continua a ter um papel importante para a soberania e resistência do povo nativo da América do Norte. Ainda hoje, a sua vida serve de exemplo para a luta dos povos nativos contra a colonização, bem como na preservação da cultura e da independência.
Sabias que?
O legado de Touro Sentado, ou Sitting Bull como ficou conhecido, não teve impacto apenas na sua comunidade, mas também em toda a cultura norte-americana , marcando presença assídua no cinema de Hollywood. “Buffallo Bill e os Índios” (1976) e “O Último Guerreiro” (1954) são algumas das obras em que a sua história foi contada no grande ecrã.
Vem descobrir!
Dia 19 de janeiro o Canal HISTÓRIA dá a conhecer a grande história de sobrevivência do líder Lakota, Touro Sentado.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.