O Canal HISTÓRIA estreia dia 19 de janeiro, pelas 22h15, a nova série “Touro Sentado” sobre o grande líder Lakota.
“Touro Sentado” dá a conhecer a história de uma das figuras mais importantes da comunidade indígena norte-americana. Utilizando o testemunho de historiadores e figuras importantes da comunidade indígena, a série do Canal HISTÓRIA procura recriar momentos da vida do lendário chefe Hunkpapa Lakota, detalhando os aspetos seminais da sua luta pelos direitos dos povos indígenas da região.
Além disso, a série de 2 episódios conta com produção executiva de Leonardo DiCaprio, ator vencedor do Óscar de Melhor Ator por “The Revenant: O Renascido”, e ativista que tem vindo a lutar por várias causas, como as alterações climáticas e os direitos das populações indígenas.
As origens de Touro Sentado

Também conhecido como Sitting Bull, Touro Sentado nasceu por volta do ano 1831 e rapidamente se tornou numa figura de grande importância entre a sua comunidade. Conhecido como Slow (Lento) por aqueles que lhe eram próximos, Touro Sentado viria a demonstrar que a sua serenidade seria capaz de rivalizar com a agressividade dos soldados norte-americanos.
Embora se tenha demonstrado relutante em assumir um papel central na liderança do seu povo, Touro Sentado acabaria por ser a figura mais importante da história da comunidade. A liderança de Touro Sentado surgiu num momento crucial para a história norte-americana, numa altura em que o governo dos Estados Unidos procurava retirar os direitos territoriais aos povos nativos.
Um líder para os Lakota
Ao longo de várias décadas como líder do povo Lakota, Touro Sentado demonstrou-se um líder espiritual nato, mas também um verdadeiro estratega, guiando os povos nativos até à vitória na batalha de Little Bighorn. Este conflito histórico colocou vários povos nativos frente a frente com as forças armadas norte-americanas, numa das batalhas mais sangrentas da história norte-americana.
Após o fim da Grande Guerra Sioux de 1876, Touro Sentado refugiou-se no Canadá, onde permaneceu até 1881. Após o seu regresso aos EUA, o líder Lakota foi capturado pelo exército norte-americano. Anos mais tarde, Touro Sentado acabaria por ser assassinado pelas forças policiais indígenas, apoiadas por tropas norte-americanas.

Factos relevantes mas menos conhecidos de Touro Sentado
Embora seja uma figura de grande importância, estudado por diversos historiadores ao longo das décadas, muito pouco é ainda conhecido sobre o líder Lakota. No entanto, vários elementos sobre a sua vida, principalmente os seus últimos anos, têm vindo a ser recentemente apresentados ao público.
Na sua língua nativa, o líder Lakota ficou conhecido como Tatanka Iyotake, que se traduz como “Búfalo que se senta”. No entanto, o líder viria a tornar-se mundialmente conhecido por Touro Sentado, numa tentativa de o aproximar mais da civilização moderna.
Embora se tenha demonstrado sempre como um pacifista, Touro Sentado capturou também o espírito de guerreiro. Com apenas 10 anos, o líder Lakota matou o seu primeiro búfalo, preparando-o para a sua primeira incursão aos 14 anos. Segundo documentos históricos, esta incursão colocou-o frente a frente com um guerreiro de uma tribo rival, da qual saiu vitorioso.
Além disso, Touro Sentado tornou-se no primeiro líder indígena a unir vários povos nativos, Lakota, Sioux e Cheyenne, contra um inimigo comum, o governo dos EUA, que procurava retirar os direitos territoriais a estas comunidades.
Sitting Bull também herói do grande e pequeno ecrã

Além do seu papel enquanto líder, Touro Sentado acabaria também por se tornar famoso pela sua participação no Wild West de Buffalo Bill. Este espetáculo procurava relatar, de forma romantizada, os eventos que marcaram os cowboys e povos indígenas durante o século XIX. Touro Sentado acabaria por ser não só uma das figuras centrais na história, mas também uma das atrações mais populares do evento.
Já fora dos palcos, estabeleceu-se ainda com uma figura da cultura popular através do cinema, sendo representado em vários filmes, como “Tom and His Pals” e “The Adventures of Buffalo Bill”, mas também tendo a sua vida relatada em projetos como “Buffallo Bill e os Índios” (1976) e “O Último Guerreiro” (1954).
Por fim, ao longo da sua vida, Touro Sentado sempre se demonstrou corajoso, forte, generoso e sábio, quatro virtudes valiosas para o povo Lakota. Contudo, isso não o impediu de usar a sua popularidade para suportar a sua família vendendo fotografias autografadas a turistas. Nos dias de hoje, muitas destas fotografias ainda se encontram em circulação entre colecionadores, custando milhares de euros.
Não percas!
“Touro Sentado” estreia no Canal HISTÓRIA dia 19 de janeiro, pelas 22h15, relatando a grande história de sobrevivência do líder Lakota.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.