O Odisseia apresenta-lhes uma fascinante série documental de produção própria onde primará a curiosidade do espectador. Em cada episódio de 30 minutos, rodado em alta definição, com um tratamento ágil e penetrante, conheceremos a fundo uma história relevante e as suas personagens.
Através delas mostraremos as diferentes perspectivas de uma mesma realidade, mas sem tirar conclusões precipitadas, tentando mostrar que a realidade é um cenário diversificado, onde não há verdades que são melhores que outras. Todas as entrevistas são feitas de câmara na mão, não contando mas vivendo as realidades e os conflitos das personagens. O Odisseia mostrarlhes- á os factos; os julgamentos e as interpretações serão feitos pelo telespectador.
O que acontece no íntimo das pessoas quando, apesar de terem uma alta qualificação, têm de exercer cargos para pessoas sem qualificação? O que sente um arquiteto ao trabalhar como hospedeiro de bordo ou uma economista que deixou o fato elegante e saltos altos para varrer uma fábrica? Dói? Não têm alternativa ou podem acabar por ser mais felizes? Nos finais do século passado, com a ampliação do acesso às universidades e a chegada dos centros de formação técnica, as famílias tinham aspirações de que os seus filhos não tivessem apenas um emprego estável como também uma carreira, visto que através dela pensava-se que poderiam alcançar melhores trabalhos e salários, e um estatuto social superior ao dos pais. Hoje, no início do século XXI, veio tudo abaixo, as carreiras já não são necessariamente conseguir um bom nível de vida; e as famílias só pedem para que os filhos tenham uma atividade remunerada qualquer que lhes permita sobreviver. Neste
capítulo de Bendito Mundo, Silvia e Sergio, convivem em Madrid com profissionais de diversos lugares do mundo que subsistem com trabalhos para os quais não foram preparados.
Quinta-feira 24, 22h00
Sexta-feira 25, 6h00/15h00