Todas as quartas-feiras de dezembro, o canal Odisseia estreia novos episódios da série “Animais Bebés: Top 10”, em que poderás conhecer alguns dos animais mais fofos da Natureza.
O reino selvagem está cheio de animais completamente distintos, uns verdadeiramente ameaçadores, cheios de dentes e garras afiadas, outros mais carinhosos, com olhares marcantes e focinhos fofinhos.
Porém, seja enquanto bebés ou já em adultos, há animais que demonstram ser irresistíveis a todos o que têm a oportunidade de interagir com eles no seu habitat natural.
Panda-Gigante
Talvez o animal carinhoso mais popular de sempre, o panda-gigante é natural do continente asiático e é conhecido pela sua pelagem preta e branca. Ao contrário do que acontece com os restantes animais aqui presentes, o panda-gigante é uma criatura de grande porte, alcançando os 1,5 metros e pesando até 160 kg.
Os pandas-gigantes foram categorizados pela primeira vez em 1869 pelo missionário francês Armand David, acabando por ser alvo de vários estudos desde então. Estes animais permanecem à beira da extinção, muito devido à existência de um maior número de população de machos do que de fêmeas, o que leva a uma competição por procriadoras. Para além disso, ao contrário do que é habitual na natureza, 60% dos pandas não demonstram qualquer desejo reprodutivo.
Feneco
O feneco, ou raposa-do-deserto, é um animal natural da Península do Sinai, conhecido por ser a espécie de canídeo mais pequena do mundo. Este animal possui uma orelhas de grande dimensão, que utiliza como abano para ajudar a regular a sua temperatura corporal. As orelhas anormais representam 20% da superfície corporal do animal.
Estas raposas-do-deserto conseguem sobreviver muito tempo sem água, tendo desenvolvido um sistema renal especialmente resistente à vida no deserto.
Lontra-marinha
A lontra-marinha é um mamífero com origem no norte do Oceano Pacífico, capaz de pesar entre 14 e 45 kg e medir entre 1 e 1,5 metros de comprimento. Membro da família das doninhas, estas lontras fazem parte dos mamíferos marinhos mais pequenos do mundo animal.
Cobertas por uma forte pelagem, a mais densa de todo o reino animal, as lontras-marinhas são capazes de viver quase exclusivamente no mar, não necessitando de regressar a terra firme, apesar de possuírem essa capacidade. Tal como outros animais fofinhos e carinhosos, as lontras-marinhas são consideradas uma espécie em perigo de extinção.
Filhotes de leão
Os leões são os reis da savana e podem ser um animal verdadeiramente ameaçador, mas os seus filhotes não deixam de derreter os corações daqueles que têm a oportunidade de os ver pessoalmente. Estas crias são muito diferentes daquilo em que se acabam por tornar na vida adulta, nascendo cegas e muito frágeis, o que as leva a ter uma grande dependência das mães.
Apesar dessas limitações, as crias são introduzidas na alcateia com apenas oito semanas, forçando o seu desenvolvimento para que possam sobreviver à presença de outros leões adultos.
Panda-Vermelho
Mais conhecido como panda-vermelho, este animal possui diversos nomes dependendo da região, como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo. Esta espécie de panda diferencia-se dos pandas-gigantes não só pela sua pelagem colorida, mas também pelo seu tamanho, medindo entre 50 e 65 cm de comprimento.
Os pandas-vermelhos são animais maioritariamente crepusculares, estando ativos mais ao amanhecer e ao anoitecer, mas também existem alguns que preferem explorar os seus habitats à noite. Tal como os pandas-gigantes, esta espécie animal é encontrada no continente asiático, em particular no sudoeste da China.
Quokka
O quokka é uma espécie de marsupial, da família dos cangurus, mas com o tamanho de um gato doméstico, cerca de 54 cm de comprimento. Estes animais são naturais da Austrália e mantêm uma rotina noturna, passando as noites em busca de vegetação para se alimentarem.
Devido aos devastadores incêndios australianos, estes animais são considerados uma espécie vulnerável, correndo o risco de perder o seu habitat natural.
Vem descobrir!
O canal Odisseia estreia novos episódios de “Animais Bebés: Top 10”, todas as quartas-feiras de dezembro, pelas 16h.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.