Select Page

Assim foi 2011

Para relembrar alguns dos acontecimentos mais importantes de 2011, o canal Odisseia apresenta-lhes esta programação especial na última semana do ano. Abordaremos desde o escândalo mediático de Rupert Murdoch, até o papel do Facebook na Primavera árabe, passando pela crise econômica, à tragédia de Fukushima, a morte de Bin Laden e os atentados da Noruega.

De dia 24 a 30, às 23h00 e maratona especial na última tarde do ano.

No dia 11 de Março de 2011, um terramoto de magnitude 8,9 fez tremer a costa noroeste do Japão. Os tremores de terra e o tsunami desencadeado posteriormente causaram uma destruição e devastação de enorme envergadura. Mas ainda ficaria uma situação aterrorizante por enfrentar: quatro reactores nucleares da central de Fukushima tinham sido danificados de forma considerável depois do terramoto. Após a explosão num deles o governo anunciou uma “emergência nuclear”. O Odisseia apresenta um documentário onde nos aproximamos da origem dos eventos em Fukushima para tentar averiguar com exactidão como ocorreram os factos, as razões e, sobretudo, o impacto que os altos níveis de radiação terão na população próxima de Fukushima e também na mais distante, tanto no presente como no futuro. 20% de todas as centrais nucleares estão construídas em zonas sísmicas. Pode a energia nuclear ser segura? Que significa este desastre para todos nós? São as centrais nucleares na maioria dos lugares do mundo verdadeiras bombas de relógio? Que precauções devem tomar as pessoas face à exposição a níveis de radiação?

Sábado 24, 23h00

Domingo 25, 7h00/16h00

Da Tunísia ao Egito e do Bahrein à Líbia, um moderno tipo de revolução foi-se
erguendo por todo o Médio Oriente. Com os antecedentes sociais do mundo árabe, no qual dois terços da população têm menos de 25 anos e um quarto deles não tem trabalho, a Internet converteu-se na ferramenta ideal dos jovens para impulsionar as revoltas. É uma juventude consumidora furtiva dos meios de comunicação ocidentais que cresceu a desejar a liberdade, a prosperidade e o respeito pelos direitos humanos que viram noutros países. Com a ajuda de milhares de vídeos e imagens tiradas de telemóveis, a geração do twitter ou do facebook conseguiu espetaculares mudanças sociais e políticas em poucos meses, ou mesmo semanas, aproveitando o imparável efeito viral da Internet. Através de entrevistas com rebeldes e membros representativos dos regimes caídos, o Odisseia tenta analisar em que medida a Internet e as redes sociais conseguiram mudar a vida de milhões de pessoas no Médio Oriente.

-Episódio 1

Domingo 25, 23h00

Segunda-feira 26, 7h00/16h00

-Episódio 2

Segunda-feira 26, 0h00/8h00/17h00

Desde a Grande Depressão, a situação financeira actual é descrita pelos analistas financeiros como a pior crise acontecida desde então. Este interessante documentário que o Odisseia lhes oferece tenta revelar as razões pelas quais as teorias da economia clássica não foram capazes de prever esta crise global, e ainda não deram com as chaves para a deter. Neste contexto surge uma nova ciência que tem por objecto incorporar a psicologia humana nas finanças e economia. Seremos testemunhas de reveladoras experiências que mostram como responde o cérebro de um corretor da bolsa de Wall Street durante a sua trepidante e stressante jornada laboral, por que o ser humano reage com pânico perante situações económicas extremas ou como as mentes dos consumidores se vêem ultrapassadas pelo excesso de oferta sem serem capazes, por vezes, de tomarem decisões racionais. Além disso, comprovaremos que o estado de ânimo, a tomada de decisões e a actividade económica estão mais estreitamente ligados do que pensamos. Não percam este original documentário onde descobriremos a misteriosa e surpreendente relação entre as duas forças mais poderosas do planeta: a mente humana e o dinheiro.

Segunda-feira 26, 23h00

Terça-feira 27, 7h00/16h00

Durante décadas, Rupert Murdoch manteve uma posição de poder única
através de um império de meios de comunicação espalhados por meio mundo e avaliado nuns quarenta mil milhões de dólares. No entanto, tudo veio abaixo em Julho de 2011, quando ele próprio se converteu no centro da atenção mediática após o escândalo que suscitou a descoberta das más práticas do seu jornal sensacionalista News of the World, o de maior tiragem no Reino Unido, confirmando-se que para a obtenção de notícias exclusivas se tinham utilizado todo o tipo de meios ilegais, desde escutas telefónicas até subornos a polícias, passando por acessos piratas a dados informáticos protegidos. O Odisseia analisa as chaves do escândalo graças a uma série de entrevistas com personagens implicados, entre eles o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown, Matt Driscoll, um jornalista despedido do diário por se negar à farsa, ou Nick Davies, o jornalista que revelou todo o assunto.

Terça-feira 27, 23h00

Quarta-feira 28, 7h00/16h00

A 22 de julho de 2011, num brilhante e lindo dia de verão, na Noruega, o inferno desembarcou em Utoya, uma pequena ilha situada no fiorde de Oslo. Um homem, Anders Behring Breivik, fez explodir uma bomba no centro de Oslo e, mais tarde, deslocou-se para Utoya, onde centenas de jovens celebravam o verão, a vida e a amizade. Utilizando armas de alto poder mortífero, assassinou cruel e sistematicamente 69 jovens inocentes. Este ato horrível será recordado nas mentes e nos corações de todos os Noruegueses. Neste documentário encontraremos muitos dos diretamente envolvidos: jovens que perderam a vida e outros cuja vida se transformou para sempre. Apesar da dor, a conclusão destes testemunhos é que o ódio vence-se com o amor; este documentário tenta mostrar a luz nos momentos mais escuros.

Quarta-feira 28, 23h00

Quinta-feira 29, 7h00/16h00

Quer conhecer a Wikileaks e o seu líder Julian Assange? Este fascinante documentário irá levá-lo a conhecer a trajectória do carismático líder desta organização e de quem a compõe. jornalistas e hackers que dizem lutar pela transparência e que desafiaram até os serviços militares e de inteligência dos Estados Unidos. Pela mão dos repórteres de investigação, Jesper Huor e Bosse Lindquist, poderá conhecer em primeira-mão uma das organizações mais mediáticas dos últimos anos. Não percam este documentário que o Odisseia lhes apresenta, no qual conhecerá, em primeira-mão, os meandros da Wikileaks.

Quinta-feira 29, 23h00

Sexta-feira 30, 7h00/16h00

A 11 de Setembro de 2001, o nome de Osama Bin Laden, o líder da Al Qaeda, apresentou-se publicamente como máximo responsável pelo ataque às Torres Gémeas de Nova Iorque em que morreram cerca de três mil pessoas. Apesar da recompensa de 25 milhões de dólares pela sua cabeça, conseguiu evadir o cerco dos Estados Unidos e dos seus aliados durante quase uma década. No entanto, a dois de Maio de 2011, Bin Laden foi assassinado numa incursão de um comando das forças especiais dos EUA na sua guarida de Abbottabad, no Paquistão. O exagerado secretismo da operação coloca a dúvida se Paquistão ocultou durante anos o paradeiro de Bin Laden. Desde Abbottabad a Nova Iorque, o Odisseia reconstrói com a ajuda de testemunhas, vítimas de terrorismo e destacados comandos militares e de inteligência, as últimas horas do líder furtivo da Al Qaeda.

Sexta-feira 30, 23h00

Sábado 31, 7h00


Sábado 31, reemissão especial: Assim foi 2011

Fukushima: Tsunami nuclear – Sábado 31, 18h00
WikiRebels – Sábado 31, 19h00
A Morte de Bin Laden – Sábado 31, 20h00
Murdoch, a Queda de um Império – Sábado 31, 20h30
Mente Humana e Dinheiro – Sábado 31, 21h00
Utoya, a Ilha do Terror -Sábado 31, 22h00
Como o Facebook Mudou o Mundo Árabe: Episódio 1 – Sábado 31, 23h00
Como o Facebook Mudou o Mundo Árabe: Episódio 2 – Domingo 1 (Janeiro), 00h00