Select Page

CANAL ODISSEIA ESTREIA “GUERREIROS DO AR” A 9 DE JULHO

Desde o primeiro voo a motor em 1903, o Homem sempre sonhou dominar os céus através do desenvolvimento e construção de aviões para fins militares. O Canal Odisseia estreia a 9 de julho a temporada 6 da série documental “Guerreiros do Ar”, que vai esmiuçar a tecnologia de ponta que se esconde em seis dos aviões de combate mais influentes do ponto de vista da moderna engenharia de guerra.

Falamos do mítico MiG-15 russo, do F-22 Raptor, do Grumman F6F Hellcat, do McDonnell Douglas F-4 Phantom, do Lockheed AC-130 e do Dassault Rafale. Numa produção de 2018, os primeiros quatro aviões estarão em destaque nas segundas-feiras de julho, às 22h35. Os últimos podem ser vistos em agosto.

O primeiro episódio é dedicado ao mítico avião russo. Quando os primeiros MIG-15 soviéticos surgiram na Guerra da Coreia, os pilotos americanos ficaram impressionados com as capacidades do seu novo inimigo.

Ágil e com um motor a reação capaz de alcançar velocidades supersónicas, o MIG-15 foi concebido com um único propósito: emboscar e abater os bombardeiros B-29 que destruíam as infraestruturas da Coreia do Norte. Não perca a história e a evolução desta máquina de combate a 9 de julho, às 22h35.

O F22 Raptor, da Lockheed Martin, nasceu para ser o avião a reação do século XXI. Porém, uma combinação de atrasos, de custos elevados, problemas com os fabricantes e um ambiente de combate em mudança levou ao encerramento da sua produção em 2012. No segundo episódio de “Guerreiros do Ar”, a 16 de julho, às 22h35, vamos conhecer a tecnologia furtiva na aviação de guerra.

No terceiro episódio, a estrear em 23 de julho, às 22h35, vamos descobrir as surpreendentes características do F6F Hellcat, que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial. Este avião, que garantiu a vitória dos Aliados, foi desenhado durante o conflito para enfrentar “cara a cara” o japonês A6M Zero e permitir à Marinha dos EUA controlar o Pacífico.

O McDonnell F-4 Phantom posicionou-se como um dos melhores aviões de guerra do século XX. Foi produzido em maior número do que qualquer outro caça ocidental da época e esteve ao serviço da Força Aérea e da Marinha norte-americana, assim como de outros 11 países de todo o mundo. O quarto episódio mostra-nos de perto um dos jatos de combate mais eficazes de história bélica dos EUA, no dia 30 de julho, às 22h35.

Consulte aqui todos os horários da série Guerreiros do ar