Select Page

Caranguejo: o animal e signo

Sabias que os caranguejos são fundamentais para os ecossistemas marinhos e têm um simbolismo profundo na astrologia? Descobre, neste artigo, algumas das características únicas destes crustáceos e explora a sua conexão com os astros.

Os caranguejos são criaturas intrigantes que habitam diversos ecossistemas ao redor do mundo. Estas fascinantes criaturas têm características e comportamentos únicos que cativam tanto estudiosos quanto entusiastas da natureza. Com suas pinças poderosas e um exoesqueleto robusto, estes animais têm uma grande diversidade de formas, tamanhos e comportamentos.

Os caranguejos desempenham papéis ecológicos cruciais, particularmente em zonas costeiras como mangais, recifes e estuários. Atuam como predadores, controlando as populações de vários organismos, misturam sedimentos que afetam a qualidade da água, reciclam nutrientes e criam habitats para outras espécies. Além disso, as populações de caranguejos servem como indicadores da qualidade ambiental, refletindo alterações como a poluição ou as mudanças de temperatura. A conservação dos caranguejos e dos seus habitats é vital para manter a sustentabilidade e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Apresentamos-te duas espécies distintas de caranguejos, cada uma adaptada a diferentes ambientes e com características próprias que as tornam verdadeiramente notáveis.

Caranguejo-eremita

Nome: caranguejo-eremita

Nome científico: paguroidea

Tipo: Crustáceo

Dieta: Omnivora

Tamanho: entre 1,2 e 16 cm

Peso: até 5 kg

Duração média de vida: até 40 anos

Existem centenas de espécies de caranguejos-eremitas que variam em tamanho e aparência, e embora exista uma espécie de água doce, o Clibanarius fontícola nativo de Vanuatu, são quase todas habitantes do oceano.

Estes crustáceos não têm um exoesqueleto uniformemente duro e não conseguem criar as suas próprias conchas. Em vez disso, os caranguejos eremitas têm um exoesqueleto duro na parte da frente do corpo, mas uma cauda macia na outra metade, que protegem usando as conchas descartadas de outros animais. Os caranguejos eremitas têm uma cauda enrolada com um gancho que permite que os seus corpos caibam dentro destas conchas emprestadas.

Com um nome destes seria de calcular que fosse um animal solitário, no entanto, estes caranguejos vivem em grandes grupos. De resto, quando aparece uma concha nova, os caranguejos eremitas formam uma fila, do maior para o mais pequeno, para ver qual o animal que cabe na nova concha.

Caranguejo-gigante-japonês

Nome: caranguejo-gigante-japonês

Nome científico: macrocheira kaempferi

Tipo: Crustáceo

Dieta: Omnivora

Tamanho: +/- 5 m de comprimento

Peso: +/- 20 kg

Duração média de vida: até 100 anos

Esta espécie pode parecer saída de um filme de ficção científica dos anos 50, mas, apesar de gigantes, estes caranguejos são animais habitualmente gentis.

E são mesmo gigantes. Das diversas espécies de crustáceos existentes na Terra, estes animais são os maiores, chegando a medir cinco metros desde a ponta de uma garra dianteira até à outra. São também um dos maiores artrópodes (animais sem coluna vertebral, com esqueleto externo e apêndices com múltiplas articulações) do mundo. No caso deste caranguejo os apêndices dizem respeito às suas dez patas.

Estes caranguejos de movimentos lentos não caçam, preferindo procurar matéria morta de animais ou plantas, embora também possam comer peixes vivos ou invertebrados como outros crustáceos. Esta espécie faz parte de um grupo conhecido como caranguejos decoradores que ornamentam as suas carapaças com esponjas ou anémonas para se camuflarem.

Este colosso marinho é encontrado nas profundezas do Oceano Pacífico, ao largo da costa do Japão.

A conotação astrológica

Além de ser um animal incrível, o caranguejo – tal como acontece com outros animais – tem todo um outro lado mais místico.

Esta espécie representa o quarto signo do zodíaco (que assinala o período de 21 de junho a 22 de julho) e é muito associada a características como a empatia, sensibilidade e natureza carinhosa. Este é um signo regido pela Lua, que, de acordo com a astrologia, governa as emoções, a intuição e o nosso “eu” interior.

Mas afinal, o que explica a associação deste animal ao zodíaco? Na verdade, tal como o caranguejo, também as pessoas que são deste signo podem parecer duras no exterior, mas são incrivelmente amáveis e vulneráveis no interior.

A escolha estará também relacionada com a forma das estrelas (dois “Y”) da constelação com o mesmo nome que, de acordo com a mitologia grega, foi criada pela deusa Hera para recompensar um caranguejo que atacou Hércule, seu inimigo.

Qual a tua opinião? Poderá este descritivo astrológico estar alinhado com as características das diversas espécies de caranguejo?

Não percas!

Se queres saber mais sobre as diferentes espécies que coabitam connosco no nosso planeta, não percas as séries que passam no Odisseia. Explora também outros temas no nosso blogue, e passa pelos outros canais.