A edição de 2025 da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, ou COP30 começa já no próximo dia 10 de novembro.
De 10 a 21 de novembro de 2025, realiza-se na cidade de Belém, no Brasil, a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, ou Conferência das Partes, também conhecida como COP30. A conferência trata-se de um evento anual que, ao longo dos últimos 30 anos, tem procurado reunir as principais forças políticas globais, de modo a alcançar acordos para combater as alterações climáticas.
Assim, todos os anos, representantes de países como os EUA, China e Arábia Saudita, bem como da União Europeia, entre muitos outros, juntam-se para debater futuras estratégias para a redução de emissões de carbono e utilização de combustíveis fósseis.
O grandes objetivos
Foto de gustavo nacht na Unsplash
Foto de gustavo nacht na Unsplash
Todos os anos, a temperatura global aumenta em relação ao ano anterior. Como tal, através da Conferência de Partes, os países procuram desenvolver estratégias que permitam alcançar uma redução do aquecimento global anual para menos de 1,5 °C. Além disso, cada país terá de apresentar novos planos para ajudar a reduzir as suas emissões de carbono, bem como analisar a progressão das propostas estabelecidas na conferência anterior.
Com a realização do evento no Brasil, este ano um dos grandes objetivos será também alertar para a necessidade de preservação da floresta Amazónia. Embora a floresta tenha um papel essencial para a estabilidade do planeta, muitos têm sido os ataques que a Amazónia tem sofrido à sua biodiversidade e ecossistemas.
Pontos de debate da COP30

A proteção da natureza e a luta contra as alterações climáticas são um esforço que necessita de um envolvimento global. No entanto, os países menos desenvolvidos têm sofrido uma grande desvantagem neste aspeto. Embora muitos destes países consigam ter pouco impacto no que toca às emissões de carbono, continua a ser essencial a sua participação nos esforços para proteger a natureza. Porém, estes são países com baixos recursos financeiros, sendo um dos principais pontos de conversa na COP30 a angariação de fundos para ajudar estes países a adaptar-se.
Com a Amazónia como pano de fundo, a conversa vira-se também para a preservação das florestas e para o combate à desflorestação. Além disso, os países que mais sofrem os efeitos das alterações climáticas procuram ainda que se estabeleçam punições aos países que falhem os objetivos nas reduções de emissões de carbono.
Por fim, a COP30 marca também o décimo aniversário desde a implementação do Acordo de Paris, levando a uma reavaliação no que toca aos progressos da transição energética.
Vem descobrir!
Dia 10 de novembro terá início a edição de 2025 da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, ou COP30.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.