A proclamação do dia 22 de abril como o Dia Internacional da Terra significa o reconhecimento de que a Terra e os seus ecossistemas nos proporcionam a vida e sustento ao longo de toda a nossa existência. Além disso, salienta a responsabilidade do ser humano de promover a harmonia com a natureza e alcançar um futuro sustentável para o nosso planeta. Para comemorar esta data, em abril, o Odisseia apresenta uma programação especial del 9 al 22 de Abril na sua fraixa de Natureza: de segunda a sexta-feira ás 16h00, e sábados e domingos ás 19h00.
Natureza do Mundo: Salvar o Panda
O WWF começou em 1961 como um pequeno grupo de entusiastas dedicados ao meio ambiente. Hoje em dia, tornou-se uma das organizações de conservação da natureza mais importantes do mundo. No seu quinquagésimo aniversário, o canal Odisseia viaja até à China, mais concretamente a Chengdu, onde se encontra o centro de criação de pandas gigantes mais importante do mundo. Graças a colaborações internacionais, este centro pode desenvolver um trabalho pioneiro na criação de pandas em cativeiro. Foi o primeiro a ter sucesso na utilização de inseminação artificial, o primeiro a criar um par de gémeos sem assistência humana e o primeiro a utilizar amostrar de ADN para a sua reprodução. Todo este trabalho traduziu-se num vagaroso e esperançoso aumento de nascimentos de crias saudáveis. Durante 18 meses, seguimos uma mãe e as suas crias, desde a conceção até à preparação para a sua libertação no seu habitat natural, num futuro próximo. Esse é o maior objetivo de todos os que aqui trabalham: devolver o panda gigante à natureza.
Segunda-feira 9, 17h00
Terça-feira 10, 4h00/11h00
Natureza do Mundo: O Último Urso-Cinzento
As montanhas e bosques da Colômbia Britânica tornaram-se muito apetecíveis para as grandes empresas de madeira e de exploração de minérios. Além disso, foi afetada pela expansão descontrolada das zonas urbanas. Sem a classificação de parque nacional, estas zonas ficam desprotegidas e todas estas mudanças ameaçam gravemente o futuro dos animais selvagens, especialmente o do urso-cinzento, uma das maiores subespécies de urso-pardo do planeta, que quase desapareceu nesta região. O canal Odisseia mostra a grande luta pela sobrevivência dos últimos ursos-cinzentos no imponente marco da paisagem canadiense.
Terça-feira 10, 17h00
Quarta-feira 11, 4h00/11h00
Natureza do Mundo: Chimpazés do Uganda
No coração do Uganda, a Garganta Kyambura corta a savana como uma cicatriz profunda e irregular. Nesta brecha, uma antiga floresta virgem permanece inalterada. Os leões espreitam nas sombras, os elefantes movem-se silenciosamente em caminhos de terra batida e os hipopótamos e crocodilos esperam pacientemente no rio. Além disso, é lar de uma família de chimpanzés que ficou presa numa pequena zona devido ao avanço do ser humano na última década. As duras condições em que vivem já começaram a afetá-los e o grupo já foi reduzido a apenas 20 primatas. Já começaram a reproduzir-se entre si e, se não conseguirem ir para um lugar mais seguro, a família estará irremediavelmente fadada à autodestruição. O canal Odisseia convida-o a conhecer os chimpanzés de Kyambura num emocionante relato sobre a amizade, lealdade e a luta pela sobrevivência.
Quarta-feira 11, 17h00
Quinta-feira 12, 4h00/11h00
Panorâmica do Planeta
Além de nos mostrarem imagens espetaculares, os satélites também servem para monitorizar a saúde do planeta, são os nossos anjos da guarda que velam desde as alturas por nós. Também nos dão novos conhecimentos sobre a natureza flexível do planeta. Por exemplo, agora sabemos que a bacia do Amazonas sobe e desce com o peso da água na estação de chuvas. Os vulcões, as inundações, os incêndios ou os furacões também são supervisionados pelos satélites para ajudar a proteger-nos da atividade violenta da terra. As antigas rotas de migração de cegonhas e pelicanos são-nos reveladas claramente a partir do espaço, assim como as mudanças a longo prazo da superfície da terra, por exemplo, a progressiva desertificação do Sahel ou a diminuição da camada de gelo de Gronelândia. Graças ao trabalho de cientistas espalhados por todo o mundo e às espetaculares imagens obtidas por satélite, o Odisseia oferece lhes uma impressionante e nova perspetiva do nosso planeta.
Quinta-feira 12, 17h00
Sexta-feira 13, 4h00/11h00
As Asas do Sol
Ao longo de quase dez anos, com o objetivo de enfrentar os enormes desafios energéticos do nosso mundo, dois homens uniram o seu talento em torno de um sonho descabido: voar utilizando apenas energia solar. Não só estabeleceriam um marco na aeronáutica, como demonstrariam que o progresso pode ser alcançado utilizando uma energia limpa e que respeite o meio ambiente. Chamam-se Bertrand Piccard e André Borschberg. Com este avião, os dois sonharam criar um símbolo do conhecimento humano ao serviço das energias renováveis. A 7 de julho de 2010, o Solar Impulse HB-SIA saiu do hangar do passado para voar em direção ao futuro. Conseguiram voar de dia e de noite durante vinte e seis horas sem parar, utilizando apenas energia solar. O canal Odisseia mostra este emocionante documentário sobre a concretização de um sonho através da imaginação e talento de dois visionários dedicados à ciência e ao meio ambiente.
Sexta-feira 13, 17h00
Sábado 14, 4h00/11h00
Um Espião entre os Ursos Polares
Os ursos polares têm fama de serem os plantígrados mais carismáticos e desastrados do reino animal. Filmado ao longo de mais de um ano nas ilhas árticas de Svalbard, a norte da Noruega, este documentário coloca-nos mais próximos do que nunca do maior predador do mundo, com a ajuda da última tecnologia em camuflagem. Graças a câmaras ocultas em estruturas em forma de icebergue ou bolas de neve, obtivemos imagens inéditas que nos permitiram observar o comportamento destes reis do gelo como nunca antes se havia visto. O canal Odisseia apresenta um retrato íntimo da vida de uma família de ursos polares, um documentário que nos mostra a extraordinária curiosidade e inteligência deste imponente animal, assim como da sua astúcia para adaptar-se a um mundo em mudança, onde a diminuição de gelo é uma ameaça cada vez mais presente.
Sábado 14, 20h00
Domingo 15, 4h00/11h00
Domingo 15, 20h00
Segunda-feira 16, 4h00/11h00
Expedição a Nova Guiné
No que toca a espécies vivas, a Nova Guiné é um dos lugares mais ricos do planeta. No entanto, a sua orografia inacessível fez com que uma boa parte da sua fauna e flora silvestre fosse apenas agora conhecida. Uma equipa internacional de investigadores, com a ajuda de especialistas em espeleologia e guias locais ofereceram-se para desvendar os segredos desta ilha, entrando nas suas profundezas, explorando as suas florestas virgens, escalando montanhas e mergulhando nos seus labirínticos rios subterrâneos. O canal Odisseia convida-os para uma impressionante missão de descoberta e exploração desde o sopé do Monte Bosavi, um vulcão inativo coberto por uma selva densa, até ao rio Sepik, paraíso dos adoradores de crocodilos. Será que a equipa conseguirá juntar as suas próprias habilidades à experiência das tribos locais para descobrir a verdadeira Nova Guiné?
Segunda-feira 16, 17h00
Terça-feira 17, 4h00/11h00
Terça-feira 17, 17h00
Quarta-feira 18, 4h00/11h00
Quarta-feira 18, 17h00
Quinta-feira 19, 4h00/11h00
Os Bishnoi, Amantes da Natureza
Um dos retos que enfrentaremos neste século é, sem dúvida, a preservação da natureza. Um número cada vez maior de organizações e pessoas trabalham diariamente para isso. Alguns, como os membros da Greenpeace, já foram chamados de ecoguerreiros. Na Índia, no estado do Rajastão, encontram-se os Bishnoi, uma comunidade que trabalha para preservar a natureza há mais de quinhentos anos. Vivem em perfeita harmonia com a natureza, parte das suas colheitas são destinadas a alimentar as crias órfãs e já chegaram a sacrificar as suas vidas para proteger a fauna selvagem e a flora. Mas, num país em pleno crescimento económico, onde o meio ambiente está longe de ser uma prioridade, qual a razão de tamanha devoção? O que pensam deles os seus compatriotas? Como veem eles o mundo? O Canal Odisseia convida-o a conhecer os Bishnoi, abrindo portas a uma reflexão sobre o lugar do Homem na natureza e a responsabilidade das gerações vindouras.
Quinta-feira 19, 17h00
Sexta-feira 20, 4h00/11h00
O Fator Água
No século XXI, o Homem deverá enfrentar os desafios da explosão demográfica e as consequências das imparáveis alterações climáticas. O acesso a água potável sempre foi um dos grandes problemas da humanidade e, neste século, vai determinar a sobrevivência e as possibilidades de desenvolvimento de milhões de pessoas. Graças à nossa capacidade de adaptação e ao nosso engenho, fomos capazes de nos adaptar a todas as condições climáticas imagináveis e, é claro, à ausência e superabundância de água. Desde o deserto de Gobi às ilhas artificiais do lago Titicaca e às deslumbrantes cidades construídas no meio do deserto, nos Emirados Árabes Unidos, o canal Odisseia apresenta uma análise a diversas comunidades espalhadas pelos cinco continentes, todas elas marcadas pela dificuldade de fazer chegar água aos seus habitantes.
Sexta-feira 20, 17h00
Sábado 21, 4h00/11h00
A Antártida está a Derreter
A plataforma ocidental da Antártida derrete-se mesmo debaixo dos pés dos cientistas que investigam as mudanças no gelo e quais as possíveis consequências para o nosso mundo. Até há pouco tempo, esta zona estava considerada a salvo do rápido degelo. No entanto, com os dados atuais, podemos constatar que está a derreter-se cem vezes mais rápido do que o esperado. Destaca-se o derretimento do glaciar Pine Island, que poderia ser o fator principal do esperado aumento global do nível do mar este século. Isto acontece porque as plataformas de gelo flutuam e não contribuem para a subida do nível do mar, mas os glaciares ganham terreno atrás deles e dirigem-se de forma irremediável ao mar aberto. O nível de água das grandes cidades costeiras do mundo poderia subir cinco metros e as consequências seriam desastrosas. Os mais pessimistas dizem que poderemos estar perante o maior episódio de desaparecimento de terra da história moderna. O canal Odisseia apresenta uma visão exaustiva e atual sobre os efeitos do aquecimento global na Antártida e as possíveis consequências para o nosso mundo.
Sábado 21, 20h00
Domingo 22, 4h00/11h00
Revolução Energética
Graças às recentes conquistas no campo das energias renováveis, agora é possível ao ser humano recorrer a uma energia limpa e que respeite a 100% o meio ambiente. O sol, o vento, a água e a energia geotérmica são fontes naturais, acessíveis a todos em qualquer parte do mundo, gratuitas e duradouras. O canal Odisseia analisa como as pessoas podem tomar controlo das suas próprias necessidades energéticas e perguntaremos se, num mundo cada vez mais globalizado como o nosso, conseguiremos instituir mudanças a grande escala. Filmado em dez países diferentes ao longo de mais de quatro anos, este documentário procura a opinião de importantes ativistas ambientais, cientistas reputados, empresários inovadores e políticos para criar uma imagem nova e surpreendente da crise energética atual e a solução que temos ao nosso alcance.
Domingo 22, 20h00
Segunda-feira 23, 4h00/11h00