Select Page

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

23 de abril, data da morte de Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de la Vega, foi o simbólico dia escolhido para a Conferência Geral da UNESCO para prestar homenagem mundial ao livro e aos seus autores. Por isso, todos os anos, nesse dia comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Desde sempre, os livros têm permitido que novas ideias sobre filosofia, religião, arte, ciência, política ou histórias de fantasia e ficção cheguem a pessoas de todo o mundo. No entanto, não podemos considerá-los apenas simples portadores de histórias, conhecimento, sabedoria ou crenças. Alguns dos livros mais importantes do mundo são incrivelmente bonitos e representativos, obras de arte por direito próprio, tanto pelo aspeto exterior como pela história que contêm. Analisaremos alguns dos livros mais importantes do mundo, como o “Codex Sinaiticus” do século IV d.C., que é considerado a bíblia mais antiga do mundo.

Trataremos também do grande desenvolvimento dos livros na Idade Média, com o claro exemplo dos “Contos da Cantuária” de Chaucer, escritos durante o século XIV. Mais recentemente, os livros permitiram-nos viajar para mundos maravilhosos, como acontece em “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll. Além disso, abordaremos o mundo dos livros de bolso. O seu surgimento no início do século XX, tornou o ato de ler e comprar um livro algo verdadeiramente democrático. Impressos aos milhares e com um preço reduzido, estes livros viriam transformar a sociedade e a comercialização dos livros. Além disso, viriam desenvolver os desenhos das capas, de forma a tornar os livros mais atrativos ao comprador. Através de um conjunto de histórias, entrevistas a especialistas e de documentos retirados do fundo dos arquivos históricos, o Odisseia tem o prazer de apresentar esta maravilhosa série que revela a surpreendente, absorvente e arrebatadora beleza dos livros.

Segunda-feira 23, 22h00
Terça-feira 24, 6h00/15h00

Segunda-feira 23, 22h30
Terça-feira 24, 6h30/15h30

Segunda-feira 23, 23h00
Terça-feira 24, 7h00/16h00

Segunda-feira 23, 23h30
Terça-feira 24, 7h30/16h30