As mais marcantes espécies animais estão em destaque no canal Odisseia com a estreia de “Dinastias”, uma série narrada por Sir David Attenborough.
Os animais selvagens têm um papel importante em manter a sustentabilidade da Natureza, permitindo que os seres humanos sobrevivam, criando ecossistemas equilibrados, que produzem alimento que nos permite não só manter um nível de vida saudável, mas facilitando também o nosso crescimento e desenvolvimento enquanto espécie.
O desaparecimento gradual de espécies ao longo dos anos, tem causado grandes adversidades para o desenvolvimento humano, levando à perda de ecossistemas e pessoas, principalmente em áreas de maior pobreza. A biodiversidade equilibrada permite-nos reduzir os efeitos da pobreza, uma vez que são estes quem mais depende dos produtos oferecidos diretamente pela Natureza, para a sua alimentação, mas também para a sua economia.
Criaturas à beira da extinção
O International Union for Conservation of Nature identificou até ao momento mais de 46,300 espécies à beira da extinção, das quais fazem parte animais como o peixe-espada–verde, a tartaruga–gigante–de–casca–mole–do–Yangtze e o Urso-de-óculos, entre muitos outros.
Segundo um estudo realizado pelo World Wildlife Fund, o planeta perde entre 0,01% e 0,1% das suas espécies todos os anos. Esta percentagem pode parecer pequena, mas quando se tem em conta o número de espécies animais que habitam o planeta atualmente, cerca de 2 milhões, isto traduz-se para 200 a 2000 extinções todos os anos, o que tem um efeito severo para a estabilidade do meio ambiente.
Uma natureza cheia de desafios
Apesar do efeito positivo que a biodiversidade animal tem para a vida humana, o principal motivo por detrás da extinção de um grande número de espécies é mesmo a interferência humana, nomeadamente o excesso de caça. No entanto, muitas espécies acabam ainda por sofrer devido à degradação dos seus habitats, ao aparecimento de novas doenças ou à introdução de predadores nos seus ecossistemas.
É para evitar estes efeitos, que várias organizações e governos têm vindo a criar reservas naturais, destinadas à prevenção da extinção de espécies, mas também à manutenção da sua reprodução. Exemplo disso é o Lince ibérico, um felino nativo de Portugal e Espanha que esteve à beira da extinção, mas que através dos esforços de ambos os países já possui atualmente uma população estável no mundo selvagem.
As dinastias do mundo selvagem
“Dinastias” é uma série documental consagrada sobre a história das maiores e mais importantes espécies de mamíferos, produzida pela BBC e com narração do talentoso biólogo e apresentador britânico Sir David Attenborough.
A série arrecadou diversos prémios aquando da sua exibição, entre eles destacam-se o prémio de Melhor Fotografia em formato documental nos BAFTA Television Craft Awards de 2019, e o prémio de Melhor Realizador de Documentário no Guangzhou International Documentary Film Festival.
Vem descobrir!
“Dinastias” estreia no canal Odisseia no próximo dia 24 de novembro, pelas 16h00.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.