Poucas coisas tiveram um impacto maior na história da humanidade do que o uso e o desenvolvimento das armas de fogo.
Armas que Mudaram o Mundo
Wil Willis, um antigo soldado de elite do exército estado-unidense, acompanha-nos numa viagem através da história, da ciência e da tecnologia, para conhecer a evolução das armas de fogo e como estas mudaram as técnicas de combate para sempre. Acedemos a algumas das armas mais emblemáticas do mundo, desde o lendário Colt 45 o temível fuzil de assalto AK 47, passando pelo M1 Garand ou o lança-foguetes RPG-7. Em cada episódio, Wil Willis experimentará uma arma, estudará as suas origens e incluirá recriações de batalhas famosas nas quais teve um papel decisivo. Conheça em primeira mão com o Odisseia algumas das armas mais famosas da história e como a sua irrupção mudou o mundo para sempre.
Segunda-feira 3, 23h00
Terça-feira 4, 7h00/16h00
Terça-feira 4, 23h00
Quarta-feira 5, 7h00/16h00
Quarta-feira 5, 23h00
Quinta-feira 6, 7h00/16h00
Quinta-feira 6, 23h00
Sexta-feira 7, 7h00/16h00
Sexta-feira 7, 23h00
Sábado 8, 7h00/16h00
Segunda-feira 10, 23h00
Terça-feira 11, 7h00/16h00
Armas na Europa
Hoje em dia, a polícia de toda a Europa está a confiscar mais armas do que nunca. Os clientes costumam ser narcotraficantes, bandas de rua e particulares que procuram proteção pessoal. Algumas são verdadeiras armas de guerra e são tão ilegais como as substâncias que protegem, mas de onde saem todas estas armas? A polícia descobriu um padrão que se repete com frequência: a maioria vem da antiga Jugoslávia. Na Bósnia, por exemplo, sabemos que 20 % da população possui armas ilegais e muitas são vendidas a baixo preço para o resto da Europa. Por cerca de 500 euros pode conseguir uma arma e até que lha enviem para a sua casa. Infiltramo-nos nos baixos fundos de Sarajevo com a intenção de comprar uma Kalashnikov a um traficante de armas. Conseguiremos chegar a Paris com uma arma oculta numa mala de viagem normal e corrente? O Odisseia apresenta-lhes este documentário com grande impacto sobre o tráfico ilegal de armas na Europa, um negócio em alta com epicentro nos países balcânicos.
Terça-feira 11, 23h00
Quarta-feira 12, 7h00/16h00
Como Evitar um Ataque Terrorista
O terrorismo tornou-se no flagelo do século XXI. Depois do 11de Setembro, muitas pessoas vivem numa paranoia constante a perguntaremse quando e onde será o próximo ataque. O Odisseia oferece-lhes os últimos avanços tecnológicos para enfrentar a guerra do terror. Ao mais puro estilo CSI, com a ajuda de recriações por computador, revivemos alguns dos atentados terroristas mais sangrentos da história e demonstraremos como os últimos avanços em sistemas de defesa poderiam ter evitado os ataques, ou pelo menos reduzido as suas consequências. Descobriremos em Israel o seu último invento, um autocarro desenhado para detetar explosivos que permite reter o terrorista numa cabine blindada. Veremos também os novos sistemas preventivos para proteger as pessoas nos locais habitualmente mais concorridos, como estações, aeroportos ou competições desportivas. E terminamos a ver como serão as construções do futuro, edifícios que detetam substâncias químicas, biológicas ou radiológicas, e que se gerem automaticamente perante um ataque para pôr os seus ocupantes a salvo.
Quarta-feira 12, 23h00
Quinta-feira 13, 7h00/16h00
Pax Americana
O Odisseia propõe repassar com este documentário a origem e o estado atual em que se encontra a militarização do espaço. Com uma linguagem salpicada pela ironia e enfeitado com imagens impressionantes, o filme abre à opinião pública um debate que até agora tinha estado reservado para especialistas, alguns dos quais mantêm que a carreira armamentista do espaço só pode conduzir ao Apocalipse. Graças a testemunhos de membros das forças armadas, organizações cientistas, políticos e ativistas, o filme centra-se em três temas fundamentais: a história da militarização do espaço desde a época nazi até à atualidade, com o domínio total por parte dos Estados Unidos; os riscos geopolíticos, económicos, sociais e ambientais que se derivam deste facto; e as organizações que lutam pela preservação de um espaço não militarizado.
Quinta-feira 13, 23h00
Sexta-feira 14, 7h00/16h00
Hora cero: Hora Zero: O Massacre de Columbine
Em certas alturas, o nosso mundo mudou devido a alguns episódio de violência que nos comoveram. Em alguns casos, foram usadas armas ligeiras, noutros gases e noutros artefactos explosivos. Quem não se recorda do massacre de Columbine? Não perca este documentário que o Odisseia irá apresentar, onde poderão presenciar toda a intensidade da ação na hora principal de cada acontecimento, contada por aqueles que os presenciaram. 60 minutos de emoção, em que não poderá levantar-se do sofá.
Sexta-feira 14, 23h00
Sábado 15, 7h00/16h00
Nação sob Ameaça
Todos nós conhecemos o poder devastador das armas nucleares, uma realidade à qual uma dezena de países já poderia ter acesso. Além disso, quase qualquer um pode aceder às armas biológicas, substâncias letais que se podem transmitir através dos alimentos, da água ou do ar. Algumas qualidades de bactérias e vírus, que incluem as doenças mais temidas da humanidade, poderiam matar milhões de pessoas com uma dose do tamanho de uma aspirina. E existe ainda uma terceira grande ameaça, embora menos conhecida, o pulso eletromagnético, uma arma desenhada especialmente para interferir nos sistemas elétricos e eletrónicos. Perante ameaças deste género, que conhecimentos científicos deveria o líder de um país ter para enfrentar o desastre, um chefe de estado que tem o destino de milhões de pessoas nas suas mãos? Pela mão do prestigiado professor de física Richard Muller, autor do livro “Física para futuros presidentes”, o Odisseia apresenta-lhe uma completa simulação de tudo o que poderia acontecer durante um ataque a grande escala, e as decisões que os líderes das principais potências do mundo deveriam adotar.
Segunda-feira 17, 23h00
Terça-feira 18, 7h00/16h00
Terça-feira 18, 23h00
Quarta-feira 19, 7h00/16h00
Quarta-feira 19, 23h00
Quinta-feira 20, 7h00/16h00
Estados Unidos, Luta contra as Armas
Estima-se que nos Estados Unidos existem cerca de 250 milhões de armas de propriedade privada. O resultado são 30000 pessoas assassinadas por armas de fogo cada ano e mais do dobro ficam feridas. O debate sobre como reduzir este arrepiante dado vem de longe e tem duas posturas claramente em confronto: por um lado as campanhas a favor da aprovação de leis mais severas sobre a propriedade das armas, e por outro lado, liderado pela Associação Nacional de Rifle, talvez o grupo de pressão mais poderoso do país, a defesa de que qualquer controlo é um ataque à Segunda Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Falaremos com vários personagens, como um membro de um grupo de pressão metido na política, um médico de urgências reconvertido em investigador, algumas vítimas de armas de fogo, e pessoas jovens que tentam encontrar o papel que as armas desempenham nas suas vidas. Através de diversos personagens, o Odisseia oferece-lhe o atual estado da questão de uma problemática que está inevitavelmente ligada à imagem e à realidade dos Estados Unidos.
Quinta-feira 20, 23h00
Sexta-feira 21, 7h00/15h30
Hora Zero: Terror em Tóquio
Em certas alturas, o nosso mundo mudou devido a alguns episódio de violência que nos comoveram. Em alguns casos, foram usadas armas ligeiras, noutros gases e noutros artefactos explosivos. Quem não se recorda do ataque terrorista ao metro de Tóquio? Não perca este documentário que o Odisseia irá apresentar, onde poderão presenciar toda a intensidade da ação na hora principal de cada acontecimento, contada por aqueles que os presenciaram. 60 minutos de emoção, em que não poderá levantar-se do sofá.
Sexta-feira 21, 23h00
Sábado 22, 7h00/16h00
A Prova de Balas: Carros Blindados
Hoje em dia, os carros blindados fabricam-se em todas as formas e tamanhos, apesar do mais comum serem veículos de luxo. Mas, como são na actualidade os carros blindados de políticos, celebridades e diplomáticos? Como se fabricam e qual é a tecnologia que utilizam? Este documentário que o Odisseia lhes apresenta viajará a uma fábrica onde se convertem veículos Mercedes de todo terreno ligeiro em carros de segurança de nível A9 (apenas um nível abaixo da segurança da limusina do Presidente dos Estados Unidos). Poderão conhecer como se trata cada parte do veículo para proteger os seus ocupantes das mais letais ameaças, apesar de verem que uma blindagem de êxito requer algo mais que força e aço. Um treino apropriado maximiza a segurança dos passageiros e não salva só vidas numa grande variedade de situações perigosas mas, também, em alguns casos, permite que a tecnologia defensiva de blindagem se volte contra os seus atacantes. num exemplo extremo, um carro blindado pode receber tiros a um ritmo de 3.000 balas por minuto. Além disso, alguns das blindagens são tão dissimuladas que o veículo pode passar desapercebido entre os restantes. Mas, o mais importante, tudo isso sem faltar facilidade na hora de conduzi-lo ou reduzir a comodidade do passageiro.
Segunda-feira 24, 23h00
Terça-feira 25, 7h00/16h00
Guerra por Controlo Remoto
Indian Springs, Nevada. A cada tarde um grupo de homens e mulheres despedem-se das suas famílias para lutar contra os insurgentes no Afeganistão. Observam, bombardeiam e matam. Por vezes os veículos que pilotam são destruídos mas regressam sempre sãos e salvos a casa de manhã. Entrámos na era das guerras por controlo remoto. Desde o início da guerra do Iraque, onde mal havia veículos não tripulados, o número passou para sete mil aviões e doze mil tanques. A seguinte geração será a dos soldados robôs, com liberdade de movimentos e independentes na tomada de decisões. Perante este panorama as questões éticas disparam. Ter a capacidade de matar qualquer pessoa e em qualquer lugar com um robô está dentro da legalidade? O que aconteceria quando os robôs decidissem quem matar? Enviar-se-ia o exército a uma multidão autónoma de robôs para matar o inimigo? Assegurar o fato de não haver baixas não tornaria a guerra numa opção demasiado fácil? Os robôs poderiam converter-se nos terroristas suicidas do futuro? As guerras por controlo remoto são já uma realidade e mudarão o mundo. O Odisseia oferece-lhes este impressionante documentário que elucida como esta alteração de cenário pode mudar a própria guerra e a humanidade.
Terça-feira 25, 23h00
Quarta-feira 26, 7h00/16h00
Música, Arma Letal
A música exalta, toca a alma e não se rege pelos ditames da razão. De certo modo tem um sentido mágico, até ao ponto de se poder converter numa arma insidiosa. O brutal poder das danças guerreiras africanas, a ferocidade da Haka dos maoris ou o exército americano a atacar com Metallica em alto som, tem sempre a mesma finalidade: desmoralizar o inimigo e esporear as tropas para o combate. Neste documentário investigamos a extraordinária harmonia existente entre a música e a violência pela mão de Christopher Cerf, o compositor da inesquecível música de Rua Sésamo. Embora sempre tenha pensado que a sua música era amena e divertida, um dia descobriu que as suas canções tinham sido utilizadas para torturar os prisioneiros nas prisões de Guantánamo e Abu Ghraib. Surpreendido pelo uso e abuso do seu trabalho, Cerf quis conhecer pessoalmente todos os elementos que fazem da música uma arma e uma ferramenta de tortura. O Odisseia acompanha-o numa apaixonante viagem onde fala com psicólogos, antigos soldados e ex-prisioneiros, e descobre como a utilização da música é uma arma utilizada pelos exércitos há muitos séculos.
Quarta-feira 26, 23h00
Quinta-feira 27, 7h00/16h00
Tecnologia Contra o Terrorismo
O engenheiro Jem Stansfield é muitas vezes contratado para criar detonações, mas neste documentário mostra-nos a história das explosões, como aprendemos a controlá-las e como tirámos proveito delas. Uma viagem pelo tempo em que recriaremos todo o tipo de explosões, desde as descobertas acidentais derivadas da antiga alquimia chinesa que procurava o elixir da vida, até à devastadora bomba atómica da actualidade. Um caminho tortuoso, cheio de acidentes e novas descobertas até acabar por controlar as explosões, imprescindíveis para campos como a indústria mineira, como comprovaremos, em primeira mão, em Cornwall, na poderosa indústria militar ou em grandes obras de engenharia como os canais de Suez e Panamá. O Odisseia apresenta um ponto de vista explosivo da história, um percurso único gravado com câmaras de alta velocidade que não pode perder.
Quinta-feira 27, 23h00
Sexta-feira 28, 7h00/16h00
Hora Zero: O Atentado de Oklahoma City
Em certas alturas, o nosso mundo mudou devido a alguns episódio de violência que nos comoveram. Em alguns casos, foram usadas armas ligeiras, noutros gases e noutros artefactos explosivos. Quem não se recorda do edifício do FBI completamente destruído por uma carrinha cheia de explosivos? Não perca este documentário que o Odisseia irá apresentar, onde poderão presenciar toda a intensidade da ação na hora principal de cada acontecimento, contada por aqueles que os presenciaram. 60 minutos de emoção, em que não poderá levantar-se do sofá.
Sexta-feira 28, 23h00
Sábado 7h00/16h00