Select Page

Especial Energia nuclear

Neste especial, o Odisseia apresenta duas das tragédias nucleares mais importantes do nosso tempo, Fukushima e Tchernobil. Dois documentários que vão proporcionar uma visão sobre o passado, o presente e o futuro da energia nuclear.

Capitulos

Em Abril de 1986, o reactor 4 da central nuclear de Chernobyl explodiu, desencadeando uma reacção em cadeia que ameaçava explodir um segundo reactor muito mais potente do que o primeiro. Durante 8 meses, 800.000 pessoas, entre soldados, mineiros e voluntários trabalharam incansavelmente para controlar a radioactividade e construir o imenso sarcófago que hoje em dia cobre a central. Foram oito meses de inferno que aqueles que sobreviveram nunca esqueceram. Não percam este documentário que o Odisseia lhes apresenta, no qual poderão seguir a evolução dos 20 anos que se seguiram à catástrofe. Com imagens inéditas de arquivo e recriações em 3D, este documentário permitir-lhes-á reconstruir a luta contra um inimigo mortal e invisível e avaliar de outro modo a situação da energia nuclear.

Domingo 31, 21h30

Segunda-feira 1 (Agosto), 5h30/14h30

No dia 11 de Março de 2011, um terramoto de magnitude 8,9 fez tremer a costa noroeste do Japão. Os tremores de terra e o tsunami desencadeado posteriormente causaram uma destruição e devastação de enorme envergadura. Mas ainda ficaria uma situação aterrorizante por enfrentar: quatro reactores nucleares da central de Fukushima tinham sido danificados de forma considerável depois do terramoto. Após a explosão num deles o governo anunciou uma “emergência nuclear”. O Odisseia apresenta um documentário onde nos aproximamos da origem dos eventos em Fukushima para tentar averiguar com exactidão como ocorreram os factos, as razões e, sobretudo, o impacto que os altos níveis de radiação terão na população próxima de Fukushima e também na mais distante, tanto no presente como no futuro. 20% de todas as centrais nucleares estão construídas em zonas sísmicas. Pode a energia nuclear ser segura? Que significa este desastre para todos nós? São as centrais nucleares na maioria dos lugares do mundo verdadeiras bombas de relógio? Que precauções devem tomar as pessoas face à exposição a níveis de radiação?

Domingo 31, 23h00

Segunda-feira 1 (Agosto), 7h00/16h00